spot_img
HomeAlagoasAlunos de duas escolas estaduais vão participar da maior feira de iniciação...

Alunos de duas escolas estaduais vão participar da maior feira de iniciação científica do país

Em

- Publicidade -spot_img

Ana Paula Lins e Camylle Silva (sob orientação) / Ascom Seduc

Duas escolas estaduais vão participar da maior feira de iniciação científica do país, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace-USP), que acontece de 18 a 22 de março em São Paulo. As escolas estaduais Theotônio Vilela Brandão e Benedita de Castro Lima, de Maceió, levarão seus projetos para o evento, que contará ainda com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Sesi representando Alagoas.

A Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão vai apresentar o projeto Ecofloor, que consiste na produção de pias e pisos cerâmicos a partir da casca do sururu, enquanto que a Benedita de Castro Lima vai levar o trabalho sobre produção de papel à base de bagaço de  cana de açúcar. As duas unidades foram selecionadas entre 500 projetos semifinalistas após serem avaliadas por uma comissão julgadora.

“Os dois projetos têm caráter de pesquisa e visão sustentável, pois lidam com resíduos, mais precisamente o bagaço da cana e a casca do sururu. Além disso, foram impulsionados por duas frentes de incentivo à iniciação científica em nosso estado, o Pibic Jr. e o programa Professor Mentor. Escolas, professores e estudantes estão de parabéns por terem desenvolvido a pesquisa na Educação Básica e representarão muito bem a nossa rede na Febrace”, avalia o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Ricardo Lisboa, informando que a secretaria vai bancar as passagens e diárias das duas equipes para São Paulo.

Dos cinco projetos que representarão Alagoas, dois chegaram à condição de semifinalistas graças a credenciais ganhas em premiação da Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia, na Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca, realizada em novembro do ano passado: o projeto Ecofloor e o projeto de impressão 3D e corte a laser para a produção de kits de robótica do Ifal Arapiraca.

Representando Alagoas

Professores e estudantes das duas escolas da rede estadual selecionadas destacam a importância da participação em um evento do porte da Febrace.

“Depois de muitos meses estudando e desenvolvendo o projeto Ecofloor, conseguimos obter resultados exitosos. Apresentar esses resultados na maior feira de Ciências do Brasil é gratificante, mostrando o potencial dos alunos e motivando os demais estudantes. Estamos ansiosos para representar o nosso estado e a educação pública da melhor forma”, afirma Tatiane Omena, orientadora do projeto Ecofloor, que, em 2023, venceu o Encontro Estudantil e também foi premiado na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“A jornada para chegar à Febrace foi árdua, mas, com certeza, valeu a pena. A pesquisa na escola é muito valiosa, tanto para os estudantes quanto para os professores e escola como um todo. Olhando para trás, é difícil pensar que chegamos tão longe”, declara Felipe Rodrigues, orientador do projeto de produção de papel à base do bagaço de cana.

Os estudantes também estão felizes e ansiosos para apresentarem seus projetos e a rede estadual de ensino no evento. “Nunca imaginei que o nosso projeto pudesse chegar tão longe. Estou bastante empolgada e creio que essa é a primeira de várias conquistas que virão”, aposta a estudante Amanda de França Lima, da Escola Estadual Benedita de Castro Lima.

“Participar de uma feira como a Febrace é um sonho, nunca me imaginei em um evento desse porte. Estou ansioso para mostrar nosso projeto e também trocar experiências e aprender com os demais participantes”, adianta Feliphe David Oliveira.

“Estar na maior feira de ciências do Brasil é uma das melhores sensações, principalmente pelo fato de estarmos apresentando algo totalmente sustentável. Depois de tanto esforço, ter chegado à Febrace é incrível”, complementa Gabriely  Barros.

Últimas Notícias

Reforços do CSA, Vitor Leque e Dudu Miraíma treinam no CT Gustavo Paiva

O CSA oficializou nesta segunda duas contratações que já haviam sido anunciadas na semana...

Chuvas prejudicam abastecimento de água em Ibateguara, no interior de AL

As fortes chuvas registradas em Alagoas nos últimos dias afetou, nesta terça-feira (16), o abastecimento...

PCC financiou campanhas políticas em troca de favorecimento em licitações, diz MP

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Polícia Militar deflagraram na manhã...

Paulo Dantas entrega balanço 2023 ao TCE e destaca capacidade de investimentos do Estado

Rafael Maynart (Agência Alagoas) / Tatyane Barbosa (Sefaz) O governador Paulo Dantas entregou, na manhã...

Veja mais

Reforços do CSA, Vitor Leque e Dudu Miraíma treinam no CT Gustavo Paiva

O CSA oficializou nesta segunda duas contratações que já haviam sido anunciadas na semana...

Chuvas prejudicam abastecimento de água em Ibateguara, no interior de AL

As fortes chuvas registradas em Alagoas nos últimos dias afetou, nesta terça-feira (16), o abastecimento...

PCC financiou campanhas políticas em troca de favorecimento em licitações, diz MP

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Polícia Militar deflagraram na manhã...