Siga-nos no Google Notícias

Criança internada no HGE após afogamento em piscina de hotel tem melhora

Data:



O pequeno Theo, de 3 anos, vítima de afogamento no fim de semana em Maceió, apresentou melhora no quadro de saúde de acordo com o Hospital Geral do Estado (HGE). A criança foi extubada na noite de terça-feira (12), e agora respira com ajuda de uma máscara de oxigênio. O estado dele ainda é grave,

O menino foi salvo por uma equipe dos bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), após se afogar na piscina de um hotel no Litoral Norte de Maceió. O caso aconteceu na tarde de sábado, 9.

Os médicos que estavam no local fizeram a reanimação da vítima, que depois foi entubada e transportada até o HGE.

A ação de resgate foi feita pela equipe do Falcão 05, que é o helicóptero de atendimento aero Metchko do SAMU e Corpo de Bombeiros que integra o programa Salva Mais, e é coordenado pelo Departamento Estadual de Aviação.

Acompanhamento

Nesta quarta-feira (13), o secretário de Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, visitou Theo no hospital e conversou com a mãe dele, Paula Laryssa, que reside em Brasília. “Precisamos aguardar pelo menos 72 horas para uma nova avaliação e observar como a criança está se recuperando e verificar se o afogamento causou alguma sequela. Por agora, precisamos enaltecer o atendimento ágil feito pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e Corpo de Bombeiros de Alagoas, que, por meio do Programa Salva Mais, possibilitou que ele fosse trazido ao HGE para receber a assistência especializada”, declarou Gustavo Pontes de Miranda.

O presidente do Departamento Estadual de Aviação detalhou que as aeronaves têm papel fundamental na redução do tempo-resposta nas ocorrências. Em um caso de afogamento, mesmo com os populares atuando no local, é necessária rapidez para que um atendimento médico especializado possa ser iniciado antes da instalação de uma tragédia maior.

“Quando tomamos conhecimento, nossa equipe acionou imediatamente a aeronave do Salva Mais. Foram oito minutos de deslocamento até o bairro de Ipioca, onde está situado o hotel em que a criança estava hospedada. Se fosse uma viatura, seria muito difícil reverter esse quadro. Participaram desse atendimento um médico e um enfermeiro do Samu, dois bombeiros militares que atuaram diretamente na ocorrência e dois pilotos”, pontuou André Madeiro.

A coordenadora do Programa Salva Mais, Elaine Monteiro, ressaltou que a ação prova aos turistas a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. “É nossa obrigação cuidar dos alagoanos e dos turistas que estão em nossa terra. Isso comprova, mais uma vez, que vir à Alagoas é seguro, pois o turista tem à disposição assistência em saúde. O Salva Mais surgiu da necessidade de ampliar essa nossa assistência para todo o estado, de forma que a gente possa oferecer, por exemplo, em um acidente de trânsito, a chegada dos socorristas em tempo para salvar mais vidas”, concluiu Elaine Monteiro.



Fonte: TNH1

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Deputados republicanos cobram resposta da CIDH sobre Moraes

Quatro deputados republicanos dos Estados Unidos enviaram um...

Tábua de pedra mais antiga com os Dez Mandamentos bíblicos será leiloada

A tábua mais antiga conhecida com inscrição...

Uber fará mudanças em duas categorias; veja os detalhes

O aplicativo de caronas Uber anunciou que irá realizar...