As forças de oposição na Síria entregaram o americano Travis Timmerman às forças dos Estados Unidos, que então foi levado de avião para a Jordânia, disseram duas autoridades americanas na sexta-feira (13).
As forças incluíam militares americanos na Operação Inherent Resolve, a ação militar de Washington contra o Estado Islâmico, disse uma terceira autoridade.
Leia também
A primeira autoridade disse que a entrega ocorreu em Al-Tanf, uma guarnição dos Estados Unidos na Síria, onde operações anti-Estado Islâmico são conduzidas.
“Após a queda do regime de Assad, Travis Timmerman, um cidadão americano, foi libertado de uma prisão perto da capital síria, Damasco, em 9 de dezembro. O Comando Central dos Estados Unidos está apoiando o Departamento de Estado para garantir seu retorno seguro”, disse o segundo funcionário.
Em declarações à CBS News , Timmerman disse que ficou detido em uma prisão síria por vários meses após entrar no país sem permissão, tendo cruzado sua fronteira com o Líbano.
Ele decidiu viajar para a Síria para “propósitos espirituais”, disse ele à rede.
Em declarações à CNN na sexta-feira (13), sua mãe e seu padrasto disseram que temiam o pior depois de sete meses sem notícias do filho.