segunda-feira, 3 fevereiro 2025

Aneel sinaliza a Nunes e Tarcísio que fará a intervenção na Enel

Data:



				
					Aneel sinaliza a Nunes e Tarcísio que fará a intervenção na Enel
A intimação poderá ser feita já na semana que vem. Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

São Paulo — O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, sinalizou nessa quinta-feira (17/10) ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), que determinará a intervenção na Enel, em decorrência da crise de energia que atingiu a região metropolitana de São Paulo nos últimos dias.

Segundo apurou o Metrópoles, Feitosa verificou que há requisitos suficientes relacionados ao descumprimento do contrato de concessão da empresa para justificar a intervenção. Contudo, o dirigente afirmou ao prefeito e ao governador, segundo interlocutores, que antes de determinar a intervenção intimará a empresa a prestar esclarecimentos para que ela se defenda. A intimação poderá ser feita já na semana que vem.

Leia também

a campanha do prefeito, que concorre à reeleição, a eventual intervenção seria recebida como uma vitória política a ser obtida antes do segundo turno.

Nunes vem sofrendo uma série de ataques do rival Guilherme Boulos (PSol) por causa do apagão, que teve início após uma tempestade atingir a cidade na última sexta-feira (11/10), deixando 3,1 milhões de imóveis sem energia. A luz só foi restabelecida a todos os atingidos nessa quinta-feira.

Enquanto Boulos acusa o prefeito de negligência no cuidado das árvores que caem sobre a rede elétrica, o prefeito e o governador acusam a Enel de negligenciar investimentos em infraestrutura e de cortar pessoal encarregado dos serviços de manutenção.

Tanto Tarcísio quanto Nunes já declararam ser contra a prorrogação do contrato de concessão da Enel, que vence em junho de 2028 e está em discussão na Aneel.

Pedido do MPTCU

Nesta sexta-feira (18/10), o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) abriu uma representação pedindo a intervenção federal na Enel. Autor da representação, o subprocurador-geral do MPTCU Lucas Furtado destacou a urgência da intervenção, principalmente perante a “hesitação” do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em relação ao caso.

“A falha no serviço e a demora excessiva do retorno à normalidade, acima de qualquer expectativa razoável, já se tornaram públicas e notórias. A situação vivida pelos consumidores da região metropolitana da cidade de São Paulo converteu-se em verdadeiro escândalo. Não há nada mais a se provar quanto a esse fato”, afirmou o procurador.

A representação será encaminhada a um ministro relator, que poderá acatar ou rejeitar o pedido de intervenção, que também será apreciado pelo plenário do tribunal.

O TCU, nesse caso, poderá recomendar ou determinar a intervenção – que, em última instância, cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia a matéria completa em Metrópoles.com

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store

Aplicativo na App Store



Fonte: Gazetaweb.com

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Armas brasileiras foram parar nas mãos de terroristas do Iêmen

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU)...

Trump usa tarifas como moeda de troca para negociar com a China

As novas tarifas impostas pelo governo dos Estados...

EUA suspendem tarifas sobre o Canadá por 30 dias

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta...