quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Trump demite inspetores-gerais de agências federais

Data:



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu fiscais e inspetores-gerais que atuavam em áreas importantes do governo por meio de diferentes agências federais, segundo informou a imprensa na sexta-feira (24).

De acordo com informações da Reuters, 17 pessoas foram demitidas “de surpresa” pela nova administração. Uma fonte consultada pela agência de notícias disse que os funcionários independentes faziam parte dos departamentos de Estado, Defesa e Transporte.

Eles foram notificados por e-mails do diretor de pessoal da Casa Branca de que foram demitidos, de acordo com a fonte, que falou sob condição de anonimato.

O Wall Street Journal (WSJ), que também teve acesso aos documentos, informou que o governo Trump não anunciou publicamente as medidas, nem forneceu uma justificativa sobre as demissões.

Segundo a publicação americana, a ação gerou preocupação entre democratas e republicanos, que avaliam se a administração Trump violou regras federais, como o prazo de 30 dias de aviso ao Congresso em medidas como essa.

Entre as funções dos inspetores-gerais está a de fiscalizar as ações dentro das agências federais, a fim de garantir o cumprimento da legislação, evitando fraudes, uso indevido de dinheiro público e abuso de poder.

Segundo a Reuters, Trump demitiu cinco inspetores-gerais em um período de dois meses durante seu primeiro mandato, em 2020. Isso incluiu o Departamento de Estado, cujo inspetor-geral desempenhou um papel no processo de impeachment do presidente.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Trump diz que os EUA assumirão controle da Faixa de Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou...

Trump diz que Irã será “aniquilado” se assassiná-lo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou...

Bologna vence Atalanta e avança para semifinal histórica na Copa da Itália

Última vez que a equipe chegou à atual...