quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Israel segue EUA e deixa Conselho de Direitos Humanos da ONU

Data:



O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, anunciou nesta quarta-feira (5) que seu país não vai participar do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDHNU), do qual não é membro, mas tem status de observador – uma decisão semelhante à que foi tomada pelos Estados Unidos.

“O CDHNU tem tradicionalmente protegido os violadores dos direitos humanos, permitindo que eles se escondam do escrutínio, demonizando, em vez disso, a única democracia no Oriente Médio – Israel”, disse Saar em um comunicado.

De acordo com o chefe da diplomacia israelense, o órgão estaria empenhado em atacar um país democrático e “espalhar o antissemitismo”.

“A discriminação contra nós é clara: no CDHNU, Israel é o único país com um item da agenda dedicado a ele. Israel foi objeto de mais de cem resoluções condenatórias, mais do que contra Irã, Cuba, Coreia do Norte e Venezuela juntos”, lamentou.

Na terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para encerrar a participação dos EUA no Conselho de Direitos Humanos da ONU – no qual também era observador – e continuar a suspensão do financiamento para a agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA).

A assinatura ocorreu no mesmo dia em que Trump se reuniu no Salão Oval da Casa Branca com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Em um comunicado divulgado antes da assinatura, a Casa Branca disse que o Conselho de Direitos Humanos da ONU “mostrou um viés consistente contra Israel” e permitiu que países como Irã, China e Cuba o utilizassem para “se proteger, apesar de suas graves violações e abusos dos direitos humanos”.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Trump quer transformar Gaza em paraíso turístico

O presidente dos EUA, Donald Trump, provocou uma...

Trump proíbe participação de atletas trans em esportes femininos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou...

Endrick marca, Real Madrid sofre, mas vence Leganés pelas quartas de final da Copa do Rei

Escalado como titular em função da ausência de...