Nesta quarta-feira (23), a Operação Línguas Sujas realizou uma ação, no bairro Pajuçara, em Maceió, e flagrou duas ocorrências de lançamentos clandestinos de esgoto. O objetivo é identificar e corrigir essas irregularidades, combatendo práticas que comprometem o meio ambiente e a saúde pública.
Durante a ação, os agentes identificaram uma falha estrutural em um poço de visita do sistema de esgotamento sanitário, resultando no extravasamento de esgoto para as galerias de águas pluviais e um lançamento direto de esgoto por parte de uma edificação, direcionando os dejetos para a galeria de águas pluviais.
Leia também
Essas infrações contaminam o meio ambiente, comprometem o funcionamento do sistema de drenagem urbana e aumentam o risco de enchentes.
Diante das irregularidades, a Semurb emitiu autos de infração para os responsáveis. O lançamento de esgoto na rede de drenagem é proibido pelo Código Municipal de Meio Ambiente e configura crime ambiental (Lei Nº 4.548/96).
A ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
*com informações da assessoria.