quinta-feira, 6 fevereiro 2025

ciclone extratropical causa estrago no RS com vento de 100 km/h

Data:



				
					Vídeo: ciclone extratropical causa estrago no RS com vento de 100 km/h
Ciclone chegou com ventos acima de 100 km/h na área central do estado. Reprodução

O Rio Grande do Sul enfrenta, nesta quinta-feira (24/10), mais um intempérie climática decorrente da chegada de um ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e a região da fronteira. O ciclone chegou com ventos acima de 100 km/h na área central do estado. Porto Alegre registra fortes chuvas, com ventos acima de 80 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempestades de até 60 milímetros por hora, com rajadas de vento acima dos 100 km/h; por isso, emitiu alertas de Perigo e Grande Perigo para tempestades em todo o Rio Grande Sul. Conforme o ciclone avança em direção ao alto-mar, a frente fria ganha força sobre o estado, intensificando os temporais.

Leia também

O Inmet divide os avisos em três níveis: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).

Grande Perigo: praticamento todo Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Válido até as 17h desta quinta-feira (24/10)

Perigo: nordeste do Rio Grande do Sul e quase todo o território de SC e Paraná, chegando em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Válido até as 12h desta sexta-feira (25/10).

Perigo: quase todo Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Válido até as 23h desta quinta-feira (24/10)

O comunicado do Inmet passou a valer às 7h30min e tem validade até as 17h, abrangindo municípios das regiões Metropolitana, Central, Norte, Noroeste, Serra, Vales e parte da Campanha e Sul. Nestas regiões, a tempestade pode causar “danos em edificações”, alagamentos e queda de árvores.

Devido à previsão de forte tempestades a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais a partir das 12h desta quinta-feira.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul ainda não divulgou o balanço de estragos em razão das tempestades.

Algumas cidades estão lidando com os estragos. Em São Francisco de Assis, o vento arrancou o telhado do galpão de uma cooperativa agrícola. Em Santa Maria, os ventos chegaram a 104 km/h na Base Aérea, derrubando árvores e provocando estragos no Hospital Casa de Saúde, onde parte do teto cedeu, e na UPA 24 Horas.

Em Cacequi, o vento destruiu a cobertura de um depósito de calcário. Em Rosário do Sul, alguns bairros ficaram sem energia elétrica. Em Canoas, a velocidade do vento chegou a 85 km/h. Em Igrejinha, a 93 km de Porto Alegre, há relatos de destelhamentos em residências.

Na capital, Porto Alegre, árvores e fios caíram em diversos bairros.

Veja a matéria completa em Metrópoles

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store

Aplicativo na App Store



Fonte: Gazetaweb.com

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Hamas torturou e matou membros que eram homossexuais

O grupo terrorista Hamas torturou e executou diversos...

Israel prepara plano de saída para habitantes da Faixa de Gaza

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, ordenou...

Milei proíbe cirurgias de mudança de sexo para menores de idade

O governo do presidente da Argentina, Javier Milei,...

Não é pior que uísque

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu durante...