sábado, 15 março 2025

Torcedores do Botafogo são indiciados por gestos racistas

Data:


Câmeras de segurança e de cinegrafistas presentes no estádio capturaram o momento em que botafoguenses imitavam macacos em jogo contra o Palmeiras

Reprodução/Jovem Pan NewsTorcedor do Botafogo supostamente imitando macaco durante jogo
Torcedor do Botafogo supostamente imitando macaco durante jogo

Em um episódio que manchou o futebol brasileiro, dois torcedores do Botafogo foram indiciados pela polícia do Rio de Janeiro por atos racistas durante uma partida contra o Palmeiras. O incidente ocorreu em agosto, no Estádio Olímpico Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão. As câmeras de segurança e de cinegrafistas presentes no estádio capturaram os momentos em que os torcedores faziam gestos racistas, imitando macacos e friccionando o dedo na pele. Os indiciados, Vinícius Ramos de Andrade da Silva, de 35 anos, e Adriano Santos de Souza Machado, de 38 anos, tiveram suas ações amplamente divulgadas e condenadas pelo clube e por próprios torcedores do Fogão.

Vinícius Ramos, que até então trabalhava em uma secretaria em Maricá, foi exonerado após a repercussão do caso. Em sua defesa, ele e seu advogado alegaram que os gestos não tinham conotação racista, mas sim uma referência à garra e vontade dos torcedores do Botafogo. No entanto, essa justificativa não foi suficiente para afastar as acusações. Por outro lado, Adriano Santos afirmou à polícia que estava alcoolizado e enfrentando lapsos de memória, o que, segundo ele, dificultou sua contribuição para as investigações. Apesar das alegações, as imagens capturadas no estádio foram consideradas provas suficientes para o indiciamento de ambos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os dois torcedores agora enfrentam acusações de racismo, um crime que, desde o ano passado, foi equiparado à injúria racial pelo Congresso Nacional, com penas severas previstas no Código Penal brasileiro. Este caso ressalta a importância de combater o racismo no esporte e na sociedade, reforçando a necessidade de punições rigorosas para atos discriminatórios. A legislação brasileira tem avançado no sentido de endurecer as penas para crimes de racismo, refletindo um compromisso crescente com a igualdade e o respeito.

*Com informações de Rodrigo Viga

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Homem baleado de raspão em Penedo deixa UPA antes de receber medicação

O caso segue sob investigação, e a polícia...

Empresário mata companheira com 29 facadas e liga para família: ‘FIZ BESTEIRA’

Um empresário, de 53 anos, matou a companheira,...

Polícia Militar apreende submetralhadora em Girau do Ponciano, AL

Uma guarnição motorizada da 7ª Companhia de Polícia...

Homem que planejava ataque à PF inspirado no Estado Islâmico é preso em São Paulo

Homem que planejava ataque à PF inspirado no...