No final das últimas duas temporadas, o topo do ranking pertencia a Iga Swiatek, e era difícil tirar a polonesa do posto de melhor do mundo. Só quem conseguiu superá-la foi Aryna Sabalenka, que assumiu o lugar de número 1 do mundo em setembro do ano passado por oito semanas e agora se garante na liderança até o fim da temporada. Nesta terça-feira, Swiatek foi derrotada pela americana Coco Gauff no WTA Finals, em Riad, capital da Arábia Saudita, e perdeu a chance de alcançar a bielorrussa no ranking geral por pontos.
Iga Swiatek ainda tinha esperança de conseguir reconquistar o posto de número 1 do mundo, mas, para isso, precisava seguir vencendo no WTA Finals. Nesta terça-feira, Coco Gauff estragou os planos da polonesa. A americana venceu a adversária por dois sets a zero, parciais 6/3 e 6/4, e complicou a situação da ex-número 1. Swiatek não foi eliminada do torneio, mas, com a derrota, ela não consegue mais alcançar Sabalenka por pontos no ranking e deixa o caminho aberto para a bielorrussa terminar o ano no topo do mundo.
Leia também
Sabalenka tinha como objetivo terminar a temporada em primeiro lugar do ranking. Agora, ela acumula dez semanas seguidas no topo do mundo. A tenista da Bielorrússia conquistou dois títulos de Grand Slam em 2024: Australian Open e US Open. Ainda foi campeã do WTA 1000 de Cincinnati e de Wuhan.
Aryna entra para o grupo de 28 tenistas que lideraram o ranking da WTA por algum momento. A atleta da Bielorrússia é a 16ª a terminar a temporada como melhor jogadora do mundo. A recordista de temporadas é Steffi Graf, com 8, seguida por Martina Navratilova com 7. Serena Williams e Chris Evert vem logo atrás com cinco temporadas distintas na liderança do ranking.