Alagoas conquistou posição de destaque no pódio do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, realizado entre os dias 30 de outubro e 3 deste mês, em Cuiabá-MT. Representando o Clube Arena, as atletas alagoanas mostraram seu talento e dedicação, trazendo duas medalhas de bronze em disputas que reuniram as melhores ginastas do Brasil.
A atleta Mariana Serra de Almeida, da categoria Pré-Infantil Nível 2, faturou o terceiro lugar na modalidade Mãos Livres. A jovem, que iniciou na ginástica rítmica aos 4 anos de idade, confirmou presença no Nacional, ao garantir uma das quatro vagas do Regional Nordeste, competindo com algumas das melhores atletas de sua idade, nascidas em 2015.
Leia também
“Mariana é uma criança talentosa, inteligente e disciplinada. Se divide entre o esporte e os estudos, e encara a ginástica como uma forma prazerosa de realizar seus sonhos. Estamos muito felizes com essa notoriedade em nível nacional, pois o esforço e a dedicação foram gigantes para chegar até aqui,” disse Larissa Lira, treinadora de Mariana.
Além de Mariana, o Conjunto Juvenil alagoano, composto pelas atletas Maria Luísa, Ana Clara, Iasmim, Analis, Nina e Maria Clara, também subiu ao pódio ao ficar com a medalha de bronze. As meninas tiveram uma apresentação cheia de energia e brasilidade. Com idades entre 13 e 15 anos, elas demonstraram sua habilidade e sincronismo em uma apresentação que encantou o público e os jurados.
“Treinamos muito, passamos por muita abdicação. Esse grupo é incrível. As meninas são unidas e disciplinadas. É um sentimento de que, com disciplina e amor ao que fazem, conseguimos conquistas inimagináveis”, destacou Cecilia Gouveia, responsável pelo grupo Juvenil.
Para o presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), Irã Cândido, os resultados reforçam a importância do incentivo ao esporte desde cedo no ambiente escolar.
“O esporte escolar é um caminho de formação para além do físico, onde os jovens aprendem a valorizar o compromisso, o respeito e a resiliência. As conquistas das nossas atletas mostram que, quando o esporte é valorizado desde a base escolar, os resultados aparecem, sejam no pódio ou no desenvolvimento pessoal de cada estudante”, declarou Cândido.
*Com Assessoria