O vereador Dr. Marcelo (PL), candidato à prefeitura do Pilar, afirmou que um de seus planos, caso seja eleito, é a descentralização da saúde do município, além da criação de subprefeituras, como forma de atender a toda a população. O debate contou com Thaís Canuto (PDT). O momento foi mediado por Wyderlan Araújo. A candidata Fátima Rezende (MDB) afirmou previamente que não participaria do debate. Ao meio-dia desta terça-feira, o candidato Douglas Barros (PV), que havia confirmado presença no debate, informou que não estaria presente.
“Vou instituir serviços de urgência para que os moradores de Imburi, por exemplo, não precisem se deslocar para Pilar. Vou descentralizar a central de ambulâncias. Vou colocar as ambulâncias em Imburi, em uma nova central nas casas novas, e na própria Chã do Pilar, descentralizando. Como prefeito, existirão subprefeituras nas quais o prefeito terá, junto com os subprefeitos, autonomia para que a cidade do Pilar funcione de forma igual para todos”, disse ele.
Leia também
Ele também criticou a venda da concessão da água do município à BRK.
“A venda da concessão da água do pilarense para a BRK, na qual a prefeitura entregou a nossa água, a água que você, pilarense, pagava uma taxa mínima, de R$ 25 a R$ 28, e hoje paga uma conta absurda da BRK, com um serviço de péssima qualidade. Se você, pilarense, não sabe desse recurso, Dr. Marcelo também não sabe, porque não faz parte da gestão. Com esse dinheiro, daria para fazer todo o saneamento básico do Pilar”, afirmou.
HISTÓRIA COM O PILAR
“Dr. Marcelo está preparado para ser prefeito do Pilar, para trazer a libertação do povo pilarense, a libertação de novas oportunidades de trabalho e novas moradias. Dr. Marcelo criou o centro de especialidades médicas, trazendo especialistas para que a população do Pilar não se deslocasse para Maceió. Dr. Marcelo colocou farmácias em todos os postos de saúde. Dr. Marcelo é dentista há mais de 20 anos, em contato com a família pilarense e devolvendo o sorriso a você, pilarense, todos os dias”.
BRK
“A BRK foi algo a nível estadual e o prefeito atual é um parceiro amigo e leal do governador da época, Renan Filho. Esse foi um trato entre o prefeito e o governador. Dr. Marcelo nada podia fazer, nada podia impedir; pelo contrário, apenas reclamar na tribuna da Câmara de Vereadores. Infelizmente, foi concedido e a população perdeu o direito de pagar aquela taxa pequena. Esse é um acordo entre o prefeito e o Estado de Alagoas na época de Renan Filho. Esse é um momento triste para as nossas famílias pilarenses que hoje vivem o descaso, com péssimo fornecimento de água. Vamos rever esse contrato. A água é sua, pilarense. A água é nossa, do povo do Pilar”.
GERAÇÃO DE EMPREGO
“Vamos trazer o Sine (Sistema Nacional de Emprego) para o Pilar. Nós vamos fazer uma busca ativa para saber quantas pessoas estão desempregadas na cidade. Após sabermos os dados dessa busca ativa, Dr. Marcelo selecionará esse pessoal para distribuir e para trabalhar nos setores da prefeitura, em empresas privadas e em convênios com as indústrias que venham a chegar ao Pilar, para que possamos distribuir os desempregados da nossa cidade. A liberdade é dada com emprego, com trabalho. Vamos investir no comércio e atrair novas indústrias”.
MEIO AMBIENTE
“O primeiro ponto é fazer o saneamento básico. A população fala tanto em saneamento e mobilidade, mas uma cidade sem saneamento é uma cidade sem vida, porque as pessoas adoecem com facilidade. O esgoto em Pilar corre a céu aberto. É um problema simples de resolver. É só ter a vontade de querer fazer com que o Pilar seja de todos. O saneamento básico é o ponto principal para a cidade ter saúde e um nível de qualidade e excelência”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
“Quero falar com você, pilarense, para dizer que Pilar precisa mudar. Pilar não pode ficar nas mãos das mesmas famílias mandando em nossa cidade. Pilar precisa da libertação. Essa libertação é Dr. Marcelo. Dr. Marcelo escolheu uma feirante, gente do povo de verdade, porque está ali escutando as reais necessidades do povo do Pilar. Dr. Marcelo quer a libertação do povo do Pilar, dando a você, pilarense, oportunidade de trabalho. Você precisa de trabalho e de moradia digna. Vamos acabar com a história de viver com aluguel social. Pilar pode dar uma casa a cada cidadão pilarense. É só deixar de fazer obras desnecessárias. Precisamos de obras como moradia e saneamento. Dr. Marcelo tem o apoio do prefeito de Maceió, JHC, que está revolucionando a história de Maceió. Vamos revolucionar a história do Pilar”.