Alagoas vai participar do 3º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Situação de Prisão, que começa nesta terça-feira (22), em Fortaleza, no Ceará. O evento reúne profissionais que atuam na área de educação prisional e tem como objetivo discutir sobre segurança pública, sistema penitenciário e educação.
Durante o encontro, que é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen), os alagoanos vão mostrar como as políticas públicas executadas pelo governo Paulo Dantas transformaram a realidade de reeducandos, de suas famílias e da sociedade.
Leia também
O evento contará com a participação de gestores que atuam na Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) – dentre eles servidores da Gerência de Educação e da Assessoria de Comunicação, que teve profissionais convidados para atuar no planejamento do encontro, na produção da identidade visual, assim como no cerimonial e mídias sociais, além da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“Durante a semana nós estaremos com os pontos focais, com os responsáveis pela educação nos ambientes prisionais de todo país. Vinte e sete estados estarão aqui em Fortaleza, no Ceará, para tratarmos sobre a produção de projetos políticos pedagógicos, formação continuada de servidores, entre eles professores e policiais penais, e principalmente lançando 27 minutas de planos estaduais de educação para os próximos 4 anos”, destaca Rodrigo Dias, coordenador Nacional de Educação, Cultura e Esporte da Senappen.
Para o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, é uma honra para a Seris fazer parte do evento. “É uma grande oportunidade de troca de experiência com os demais estados. Temos investido em educação porque sabemos que isso será revertido em prol da própria sociedade. A segurança é um compromisso nossa”.
O evento contará com a presença de Dr. Edinaldo César Santos Júnior, juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Prof. Dr. Timothy Denis, da Universidade Federal da Paraíba e representante da Unesco; dentre outros participantes como Sandro Abel, policial penal federal, diretor de Políticas Penitenciárias da Senappen e Rodrigo Dias, coordenador Nacional de Educação, Cultura e Esporte da Senappen.
*com informações da assessoria.