Alagoas já emitiu mais de 55 mil RGs entre julho e novembro deste ano, de acordo com dados divulgados pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), nesta sexta-feira (8). Após a implantação do novo sistema de agendamentos, no sétimo mês deste ano, houve um aumento de 214,7% de registros.
Os dados levantados pelo órgão colocam Alagoas como a terceira unidade federativa, proporcionalmente, que mais emite RGs no Brasil, ficando atrás apenas do Acre e do Piauí.
Leia também
“O sistema de agendamentos das Centrais Já! foi implantado em abril de 2019, pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Em 5 anos e 3 meses de uso do antigo sistema, foram emitidos, em média, mais de 6 mil RGs por mês. Com a implantação no novo sistema, a quantidade de emissões mais que dobrou, passando a ser, em média, mais de 13 mil emissões por mês”, revelou a Seplag.
A todo, mais de 2,6 milhões de atendimentos foram registrados nas unidades desde abril de 2019, nas Centrais. Os atendimentos correspondem aos mais diversos serviços com órgãos parceiros, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), BRK, Equatorial, Procon, Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Casa de Direto, Instituto de Identificação, entre outros órgãos.
Alagoas tem quatro Centrais de Atendimento ao Cidadão em Maceió, uma em Porto Calvo, uma em Delmiro Gouveia, uma em Arapiraca, uma em Palmeira dos Índios, uma em União dos Palmares, uma em Penedo e uma em Marechal Deodoro, inaugurada em agosto deste ano. Uma nova unidade Já! será instalada na cidade de Pilar.
O acesso aos serviços das unidades Já! é realizado através de agendamento prévio em https://ja.al.gov.br/. E também por meio de ações portas-abertas, que são realizadas pontualmente e divulgadas através dos canais da Seplag, como o perfil no Instagram @seplagalagoas e o site https://seplag.al.gov.br/.
*com informações da assessoria.