spot_img

ALE publica lei que inclui ‘Educação Financeira’ nas propostas pedagógicas do estado


A Assembleia Legislativa de Alagoas publicou, nesta terça-feira (03), a lei 8.992 que trata da inclusão do tema educação financeira nas propostas pedagógicas dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, seja públicos e privados, no âmbito do Estado de Alagoas. 

Hoje, educação financeira faz parte da Base Nacional Comum Curricular. Porém, ela não faz parte das matérias obrigatórias. Assim, o ensino dessa área é uma decisão de cada escola.

Com a aprovação, as escolas de Alagoas têm um período mínimo de 180 dias para incluir o tema nas propostas pedagógicas. O Conselho Estadual de Educação vai regulamentar, conforme disposição do Poder Executivo, o cumprimento do que foi estabelecido nesta Lei.

Para o autor do projeto, Deputado Mesaque Padilha (União Brasil) a inclusão desse tema nas redes de ensino pode contribuir na educação das pessoas em como gerir as finanças de forma equilibrada, além de melhorar a qualidade do ensino básico e fundamental. 

”Tratar o tema educação financeira diante dos cenários econômicos do País, contribui para que o aluno consiga entender a formação da renda familiar, da poupança, dos custos dos bens, etc. Questões essas que estão presentes na vida cotidiana dos jovens e adultos”, afirma Mesaque.

A educação financeira ajuda a decidir como usar ou aplicar o dinheiro, ou seja, a controlar as receitas e despesas pessoais ou do seu negócio.



Fonte: TNH1

Últimas

Leia também

spot_imgspot_img

‘A Casa do Dragão’ será ‘dilacerante’ e pode ter 3ª e 4ª temporadas, diz George R.R. Martin

A segunda temporada de A Casa do Dragão ainda demora a chegar, mas...

FPI 2023: propriedade em Traipu é autuada por desmatamento de 200 hectares

Na última quinta-feira (07), a Equipe Flora da Fiscalização Preventiva Integrada...

Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt

Angelina Jolie afirma que não seria mais atriz em razão da...