O líder do partido conservador espanhol Vox, Santiago Abascal, é o novo escolhido para assumir o cargo de presidente do grupo político de direita “Patriotas pela Europa”, que compõe o Parlamento Europeu. A nomeação aconteceu durante uma assembleia do grupo em Paris, neste sábado (16).
A legenda, criada pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, agrupa partidos de outros dez países no continente e soma 86 deputados, além de contar com nomes ilustres como o de Marine Le Pen, principal nome da direita nacionalista francesa. Abascal substitui Jordan Bardella, político francês partidário de Le Pen.
Em publicação no X (antigo Twitter), Marine Le Pen parabenizou o novo mandatário do Patriotas pela Europa. “É uma grande honra para todos nós e estou convencida de que a sua experiência, a sua combatividade e a sua determinação serão bens valiosos para as nossas futuras vitórias”, comemorou a francesa.
Também nas redes sociais, Santiago Abascal recebeu o apoio do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). “Após [o] aumento da direita na eleição para o Parlamento Europeu, o líder do partido espanhol VOX, Santiago Abascal, acaba de ser eleito presidente do Patriotas [pela] Europa. Parabéns!”, escreveu o parlamentar.
A ligação do político espanhol e a direita brasileira não é inédita. Em 2021, Abascal foi recebido pelo então presidente Jair Bolsonaro no Palácio Alvorada. Nas eleições presidenciais de 2022, Abascal enviou um vídeo de apoio ao então candidato do PL.
“Da Espanha, quero enviar todo meu apoio ao presidente Bolsonaro, que lidera a alternativa dos patriotas, daqueles que querem nações prósperas, livres e soberanas, frente ao comunismo e ao globalismo. Avante, Brasil. E avante, Bolsonaro!”, disse em vídeo compartilhado, durante a campanha, pelo próprio Bolsonaro na Internet.