Levar cultura, dança, arte para o mundo da tecnologia. Esse é o objetivo de alunos da rede municipal de ensino dos municípios de Canapi, Coruripe e Limoeiro de Anadia. Eles estão se preparando para participar da maior competição de robótica da América Latina que acontece este mês em Goiás.
Os estudantes estão aperfeiçoando os projetos ganhadores na etapa estadual da Olimpíadas Brasileira de Robótica. Os jovens vão para Goiás, onde acontece o evento, no próximo dia 12, representar Alagoas concorrendo na modalidade artística.
Leia também
No processo de desenvolvimento dos projetos, os alunos descobrem um mundo de possibilidades e, através da robótica, adquirem ainda mais conhecimento. Na modalidade artística, os alunos fazem interação com os robôs durante sua apresentação, podendo ser em diversos formatos, dança, teatro, mágica e até show de comédia. O preparativo teve com o apoio da mestre artesã, Adriana Chaluppe, que ministrou oficinas práticas ensinando aos jovens a parte artística para a caracterização dos robôs.
A profissional é membro da Associação dos Artesãos Criativos de Alagoas e ressaltou que se sentiu honrada por contribuir com esse momento. “Estou muito honrada com os adolescentes que estão nos preparativos para apresentar seus robôs vestidinhos e todos caracterizados. Me sinto realmente privilegiada em poder participar junto com eles desse sonho de conseguir a premiação”, disse.
Equipes
As alunas de Limoeiro de Anadia, Yalla Muryelly e Talita Santos, irão levar a cultura do município onde farão, junto com os robôs, a dança do Quilombo de Limoeiro. A equipe é da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição e ganhou o 1º lugar na Modalidade Artística Nível 1. O professor de robótica, Nikollas Neto, que orienta as alunas, ressalta a importância de unir cultura com robótica. “Queremos levar a cultura do nosso município para a etapa nacional, mostrando um pouco da nossa história e ao mesmo tempo nossos alunos estão cada vez mais desenvolvendo habilidades e se interessando por projetos inovadores”, ressaltou.
O município de Coruripe também será representado com uma equipe que vai homenagear o Pinto da Madrugada, destacando a cultura da tradicional prévia carnavalesca. Os alunos Lara Vitória e Rafael Cardoso, da Escola Cláudio Daniel Gama Amorim, integram a equipe Ressignificando os Saberes que está sob orientação da professora Tatiana Mendonça. “Estão se dedicando bastante, trabalhando duro e temos fé que voltaremos com o nosso ouro para reafirmar o nosso compromisso com a Educação e dar esse orgulho para o nosso Estado e nosso município”, enfatizou a professora.
De Canapi, os alunos Dayvisson Luigi e Arielle Damasceno, da Escola José Fonseca Lins, também participarão da etapa nacional. Eles, que conquistaram o 2º lugar na etapa nacional com o projeto O Mundo Mágico de Emília, agora estão aperfeiçoando o projeto em busca do melhor resultado, seguindo as orientações da professora Layla Ribeiro. “Estamos a todo vapor e para alcançarmos o primeiro lugar temos que trabalhar com esforço, dedicação e é por isso que estamos há dias trabalhando bastante; já está sendo um sonho participar da OBR Nacional, mas queremos conquistar a medalha também”, enfatizou Layla.
O que é a OBR?
A OBR é uma Olimpíada Científica com o objetivo de incentivar os jovens na carreira científico-tecnológica. Envolvendo robótica e inteligência artificial com os assuntos que são vistos nas disciplinas da escola, mostrando que todo o conhecimento pode ser utilizado para criar soluções práticas e tecnologias de ponta.
*Com assessoria