Na noite dessa terça-feira (5), o Botafogo-SP venceu por 1 a 0 a equipe do Brusque em Santa Catarina. Com o resultado, o clube chegou a 1,6% de chance de rebaixamento na Série B criando assim um status de “livre” da queda para a terceira divisão nacional.
O resultado também impactou as projeções das demais equipes que ainda brigam para se livrar da Série C, segundo o departamento de matemática e estatística da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, o CRB – neste momento – tem 25% de chance de cair. Desta forma, o time de Hélio dos Anjos é o 5° com mais chance de cair para a terceira divisão.
Os times do Brusque e Guarani já passam a marca dos 99% e são os mais próximos de um descenso. O Ituano vem em seguida com pouco mais de 96% de probabilidade de cair, e quem fecha a zona de rebaixamento é a Ponte Preta, que, neste momento, tem 60% da chance de trocar de divisão.
A Macaca de campinas e o Galo da Pajuçara ainda têm mais um concorrente na luta contra a 17° colocação, a Chapecoense, que tem 17% de chances de ficar entre os 4 últimos colocados da Série B deste ano. Após o encerramento da rodada dessa terça-feira, a tabela ficou da seguinte maneira:
– Guarani, 20° colocado com 31 pontos
– Brusque, 19° colocado com 33 pontos
– Ituano, 18° colocado com 34 pontos
– Ponte Preta, 17° colocado com 38 pontos
– CRB, 16° colocado com 39 pontos
– Chapecoense. 15° colocado com 40 pontos
Segundo a UFMG, o clube que somar 44 pontos, até o fim do campeonato, terá uma chance menor que 5% de cair. Para o Regatas chegar a essa pontuação, nesta reta final com três jogos e nove pontos em disputa, o time de Hélio dos Anjos necessitará de, no mínimo, uma vitória e dois empates.
Com duas vitórias nessa reta final e chegando a 45 pontos, o time regatiano já entraria em uma zona de pontuação na qual a Universidade considera as chances de rebaixamento de 1% para baixo.
Vale ressaltar que, nesta reta final de Série B, o Galo terá o Goiás em casa, no próximo sábado (9). Em seguida, o Santos fora de casa, no dia 17 de novembro, e encerra a sua participação na segunda divisão nacional desta temporada em casa contra o Operário no dia 24 de novembro.