spot_imgspot_img

Blinken faz 3ª visita ao Oriente Médio em busca de extensão da trégua


O secretário de Estado americano, Antony Blinken, faz sua terceira visita a Israel desde o início da guerra
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, faz sua terceira visita a Israel desde o início da guerra| Foto: EFE/EPA/Ariel Hermoni

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, voltará a Israel e à Cisjordânia nesta semana, em sua terceira visita ao Oriente Médio desde o início da guerra entre o país e o grupo terrorista palestino Hamas.

O chefe da diplomacia dos EUA, que está em Bruxelas para participar da reunião de ministros das Relações Exteriores da Otan, estenderá a viagem para além de quarta-feira (29) para visitar também a Macedônia do Norte, Israel, Cisjordânia e Emirados Árabes Unidos.

“Em suas reuniões no Oriente Médio, o secretário enfatizará a necessidade de manter o aumento do fluxo de ajuda humanitária para Gaza, garantir a libertação de todos os reféns e melhorar a proteção dos civis em Gaza”, disse um porta-voz do Departamento de Estado nesta segunda-feira (27).

Blinken também vai enfatizar a importância de “estabelecer um Estado palestino independente” e evitar que a guerra de Gaza se transforme em um conflito regional, acrescentou o porta-voz.

O secretário de Estado também participará da cúpula climática COP28, em Dubai, representando o presidente dos EUA, Joe Biden, que não participará da cúpula, ao contrário dos dois anos anteriores.

O anúncio da viagem ao Oriente Médio pelo chefe da diplomacia dos EUA ocorre no mesmo dia em que Israel e Hamas concordaram em estender por mais dois dias a trégua iniciada na última sexta-feira (24) em troca da libertação de reféns e prisioneiros palestinos.

Esta será a terceira visita de Blinken à região desde o início da guerra, que começou em 7 de outubro após um ataque terrorista do Hamas contra Israel, que deixou 1,2 mil mortos. (Com agência EFE)



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_img

Últimas

oposição apresenta documento sobre violações de Maduro

A Plataforma Unitária Democrática (PUD), que reúne os principais...

Argentina expressa a Cameron insatisfação por visita às Malvinas

A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino,...

Leia também

spot_imgspot_img

CPI da Braskem: relator é definido e Renan Calheiros deixa comissão

Durante a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da...

Motociclista tem fratura exposta após colisão com carro, no Cidade Universitária, na BR-104

Um homem de 30 anos foi socorrido após se envolver em...

MP da Bahia denuncia dois policiais pelo assassinato de jovem cigano

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou dois policiais militares pelo...