A Família Real Britânica está “furiosa” com as informações recém-reveladas sobre o estado de saúde da Rainha Elizabeth II (1926-2022) em seus últimos dias de vida. Os relatos em torno dos problemas físicos vivenciados pela monarca constam no recém-publicado livro de memórias do político Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido.
Os incômodos de membros da realeza com as revelações de Johnson foram noticiados por fontes ligadas à Família Real em depoimento à revista In Touch Weekly.
Com o título ‘Unleashed’ (‘Libertado’, em tradução livre), a obra de Johnson afirma que Elizabeth II sofria de “uma forma de câncer nos ossos”. Ele escreveu que a monarca estava “pálida” e “mais encurvada” nos últimos encontros dos dois.
Boris Johnson foi primeiro-ministro do Reino Unido entre 2019 e 2022. Oficialmente, Elizabeth II morreu em decorrência de sua “idade avançada”, segundo consta no atestado de óbito divulgado pela realeza britânica. No entanto, o livro do político sugere outra causa.
“Eu sabia há um ano ou mais que ela tinha um tipo de câncer ósseo, e seus médicos estavam preocupados que a qualquer momento ela pudesse entrar em declínio abrupto”, escreveu Johnson. Depois ele falou sobre seu último encontro com a rainha: “Ela parecia pálida e mais encurvada, e tinha hematomas escuros nas mãos e nos pulsos, provavelmente de soro ou injeções”.
As fontes da In Touch Weekly disseram que a realeza ficou “furiosa” com a divulgação de informações tão “sensíveis e gráficas” por parte de Johnson.
“É terrivelmente incômodo para todos na família”, disse o contato da revista sobre as alegações do ex-primeiro-ministro em relação a Elizabeth II. “Eles talvez não o condenem em público, mas por trás das cortinas estão todos furiosos”.
Os assessores da Família Real Britânica não confirmaram as alegações de Johnson em torno do suposto câncer de Elizabeth II. Vale lembrar que o Rei Charles III passa atualmente por tratamento contra a doença. No último mês de setembro a Princesa Kate Middleton revelou ter encerrado sua quimioterapia após também ser diagnosticada com câncer no início de 2024.
Vale lembrar que o pai de Elizabeth II, o Rei George VI (1895-1952) morreu de câncer, aos 56 anos, após apenas 16 anos de sua coroação. Já a mãe do Rei Charles III reinou por longos 70 anos.