BRK anuncia reforço de caminhões-pipa para população atingida por desabastecimento de água

 BRK anuncia reforço de caminhões-pipa para população atingida por desabastecimento de água

Por: TNH1

A BRK anunciou que ampliou a força-tarefa para minimizar os efeitos do desabastecimento nos bairros da parte alta de Maceió, ocasionado pelo rompimento da adutora do Sistema Aviação, operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Até a próxima semana, a população das regiões afetadas diretamente pela redução da capacidade do sistema produtor passará a contar com o triplo da quantidade de caminhões-pipa da BRK disponibilizados atualmente.

A empresa afirmou nesta sexta-feira (26) que montou uma escala fixa de atendimento emergencial para conseguir distribuir água tratada às localidades mais sensíveis e garantir o funcionamento das unidades de serviços essenciais, e que já investiu mais de R$ 1 milhão em caminhões-pipa até o momento. Agora com 30 veículos à disposição, a BRK passará a fornecer mais de 375 mil litros de água diariamente aos moradores até que o Sistema Aviação volte a entregar o volume suficiente para chegar às redes de toda a região que atende.

Toda a água que tem sido entregue pela BRK à população segue padrões rigorosos de qualidade, em conformidade com as portarias e legislações vigentes. Além disso, os caminhões-pipas possuem licença específica para a execução deste tipo de serviço e a água distribuída nesses veículos é captada diretamente da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Pratagy, também operado pela Casal.

Obra complexa – Para que a situação emergencial seja solucionada o mais breve possível, a BRK assumiu toda a engenharia e os investimentos da obra de recuperação da adutora, orçada em R$ 1,8 milhão, que já foi iniciada e deverá ser concluída até a segunda quinzena de dezembro. De acordo com o gerente de Engenharia da BRK, Heitor Mendonça, trata-se de uma obra complexa, realizada em uma região de mata fechada e difícil acesso.

“A BRK fez a engenharia do projeto, empenhou esforços para a aquisição dos equipamentos, que não são fáceis de encontrar e não estão disponíveis a qualquer momento nas prateleiras dos fornecedores, contratou a empreiteira e prontamente já iniciou os trabalhos. Tudo isso em tempo hábil, dada a complexidade da obra, que será realizada em uma área de mangue e mata fechada”, destacou o gerente.

A solução que será implantada pela BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió há menos de cinco meses, é a construção de um novo segmento da adutora, que contornará o trecho danificado e será interligado na tubulação já existente. As etapas do trabalho incluem a preparação dos acessos, limpeza e adequação do terreno; execução de fundação profunda; execução dos blocos de fundação na tubulação; montagem da tubulação; e interligação na adutora.

Força-tarefa – Até que a situação seja normalizada, a BRK seguirá com o atendimento emergencial via caminhões-pipa. O abastecimento prioriza as unidades de serviços essenciais, como escolas, asilos, postos de saúde e outros, além de pessoas acamadas, conforme estabelecido pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

A empresa também criou um comitê de emergência, que funciona todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, e intensificou o contato com as lideranças comunitárias da região atendida pelo Aviação, que contam com um canal direto de comunicação e uma equipe específica à disposição para este atendimento. Além disso, a BRK também instalou caixas d’água comunitárias em locais estratégicos das regiões mais sensíveis, que são abastecidas diariamente.

Os bairros atendidos pelo Sistema Aviação são: Cidade Universitária, Clima Bom, Colina dos Eucaliptos, Conjunto Medeiros Neto, Conjunto Santa Maria, Eustáquio Gomes, Inocoop, Loteamento Esplanada, Loteamento Palmar, Loteamento São Caetano, Residencial do Vale, Rio Novo, Santos Dumont e Tabuleiro do Martins.

Digiqole ad

Matérias Relacionadas