Câmara de Maceió entrega comenda Pontes de Miranda a promotora Marluce Falcão

 Câmara de Maceió entrega comenda Pontes de Miranda a promotora Marluce Falcão

A carreira da promotora de justiça Marluce Falcão de Oliveira foi reconhecida pela Câmara Municipal de Vereadores. Na manhã desta segunda-feira (30) ela recebeu a Comenda Pondes de Miranda proposta pelo vereador Fábio Costa (PP). 

A solenidade para entrega da honraria foi prestigiada por seus familiares, parlamentares, além de representantes do Ministério Público de Alagoas (MPAL), da Polícia Civil e Científica. Marluce Falcão foi agraciada, segundo Fábio Costa, pelos relevantes serviços jurídicos e de promoção à Justiça que ela presta ao município de Maceió.

A promotora atua no campo criminal, coordena o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do MPAL, integra a Comissão Permanente do Grupo Nacional dos Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais e coordena o Programa de Direitos Humanos em Pauta da instituição. Dedicada e com vasta experiência foi indicada para coordenar a Promotoria de Justiça Coletiva Criminal Residual da Capital.

Além de integrar do Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público e do Comitê Nacional do Sistema de Localização e Identificação de Desaparecidos, do Conselho Nacional do Ministério Público (SINALID/CNMP) e coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do MPAL.  “Estou muito feliz por ter sido o propositor desta comenda.

A doutora Marluce Falcão é a primeira homenageada que faço indicação neste mandato. Tive muito cuidado e cautela na escolha e a promotora é muito merecedora desta honraria pela sua dedicação há 25 anos ao Ministério Público. Quero parabenizá-la pela vida e trajetória”, frisou o autor da proposta. Superação Bastante emocionada, a homenageada agradeceu ao vereador pela lembrança de seu nome e classificou a honraria como uma superação.

“Sei que muitas pessoas poderiam receber esta comenda. Há mais de 30 anos caminho de mãos dadas com o Direito, a Justiça e a equidade, com muitos desafios a serem superados em busca da sabedoria”, frisou.

Em nome do MPAL, agradecemos à Câmara pelo reconhecimento, por valorizar, por saber o quanto é importante termos na instituição uma profissional com as características da colega Marluce Caldas, que trabalha muito”, ressalta. Já o procurador Geraldo Magela, vice-presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), elogiou a personalidade da colega, que, em sua avaliação, tem uma atuação impecável.

“É concedida a medalha de um dos maiores juristas do mundo e conferida pela Casa que representa o povo do município de Maceió. São os cidadãos, através do vereador Fábio Costa, que reconhecem o trabalho normativo, jurídico e humano feito por uma pessoa que enobrece a instituição a qual integro”. 

Relevância A perita criminal Rosana Coutinho, do Laboratório de Genética Forense da Polícia Científica de Alagoas, também falou sobre a relevância da promotora Marluce Falcão para a sociedade, revelando que nutre por ela uma boa convivência e uma amizade, construída em meio a atuação em conjunto.
Amigo da família da promotora, o vereador Brivaldo Marques (MDB) parabenizou o colega de Parlamento pela proposta e se disse feliz por, no exercício do mandato, participar da solenidade.

“A doutora Marluce Falcão é uma mulher aguerrida, a frente de inúmeros projetos importantes para o Estado. Ela é uma das pessoas que a gente se espelha e tenta seguir o caminho correto, que acorda todos os dias para fazer a diferença. A promotora transforma a vida de muitas pessoas através do brilhante trabalho que desempenha”.

A Comenda Pontes de Miranda foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 353/2006 para homenagear profissionais do Direito que realizam atividades jurídicas de grande relevância e promoção da Justiça. No momento da entrega estavam presentes o presidente da CMM, Galba Netto (MDB) e os vereadores Alan Balbino (PSD) e Leonardo Dias (PL). 

Mais Notícias