domingo, fevereiro 5, 2023
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomePolíticaCasa Branca quer agendar encontro entre Biden e Lula - 10/11/2022 -...

Casa Branca quer agendar encontro entre Biden e Lula – 10/11/2022 – Mundo

A Casa Branca afirmou nesta quinta-feira (10) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem interesse em agilizar um encontro com o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, o governo americano já fez contato com membros da equipe de transição de Lula para acertar um diálogo presencial entre os dois líderes.

Biden e Lula já conversaram após a eleição à Presidência no Brasil. O americano telefonou para o petista ainda no domingo (30), dia da votação do segundo turno —a ligação, porém, teria sido interrompida.

O presidente americano foi um dos primeiros a parabenizar Lula. Pouco mais de meia hora após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar o vencedor, a Casa Branca enviou uma nota curta na qual afirmou que as eleições brasileiras foram justas —ao contrário de alegações feitas antes do pleito por Jair Bolsonaro (PL).

“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua vitória como o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos”, disse a nota enviada pelo presidente americano.

Motivou o reconhecimento rápido por parte da Casa Branca um receio de tumulto no Brasil similar ao de 6 de janeiro de 2021 em Washington, quando uma multidão insuflada pelo ex-presidente Donald Trump invadiu a sede do Congresso para impedir a confirmação da vitória de Biden na eleição.

Quando o democrata foi eleito presidente dos EUA, em 2020, Bolsonaro demorou 38 dias para parabenizá-lo. Apoiador de primeira hora de Trump, o brasileiro ainda ecoou alegações de fraude na eleição americana. Biden e Bolsonaro nunca se falaram por telefone e só se reuniram uma vez.

Fonte: Câmara dos Deputados

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

ÚLTIMAS