Um cearense foi preso, no último sábado, 30, após clientes de um banco procurarem a Operação de Polícia Litorânea (Oplit) por suspeita do golpe da maquineta em uma agência bancária em Ponta Verde, parte baixa de Maceió. Como o suspeito já respondia na Justiça e havia mandado de prisão em aberto, o homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes, no Pinheiro.
Em entrevista ao Fique Alerta, nesta segunda-feira, 2, o coordenador da Oplit, Antônio de Pádua, explicou como aconteceu o caso.
“Foi em um sábado e as agências estavam fechadas, foram os próprios clientes que estavam no banco e foram até uma de nossas unidades da Oplit na praia para informar que tinham essas pessoas se passando por funcionários e que possivelmente se tratava de um golpe. Nossas equipes foram para lá de imediato e conseguiram pegar a pessoa na região. Ao fazer o levantamento daquela pessoa, viu que já constava no sistema judiciário um mandado de prisão em aberto contra ela. A segunda pessoa que estava com ele não foi localizada. Ele foi encaminhado até a Central de Flagrantes para fazer os procedimentos”.
Segundo Pádua, a dupla estava hospedada em uma pousada da região há cerca de dois dias antes da denúncia. “Ao ir até a pousada onde eles estavam hospedados, foi constatado que existia uma mala com máquinas de cartão de crédito. Possivelmente se tratava daquelas máquinas que eles utilizavam para tirar o dinheiro das pessoas ou passar diversas compras. E depois desaparecem”.
O coordenador contou que os suspeitos se passavam por funcionários e fez um alerta aos clientes para golpes deste tipo. “Eles se apresentavam como ajudante para poder fazer o golpe, tentar trocar cartões para realizarem compras futuras. A dica que nós damos é que, aos fins de semana, feriados e períodos noturnos, não confiem em pessoas que estejam oferecendo ajuda nas agências bancárias, nas regiões dos caixas eletrônicos, a gente sabe que o banco só deixa pessoas ajudando ali quando o banco está em horário de funcionamento. Desconfie de imediato. Acione a polícia através do 190, se for na praia, procure a Oplit”.