Desculpe, não possível recuperar os dados no momento.
sábado, 1 fevereiro 2025

China constrói centro militar dez vezes maior que Pentágono

Data:



O Exército do ditador chinês Xi-Jinping está construindo um centro de operações militares em uma extensa área a oeste de Pequim, capital da China. De acordo com informações obtidas pelo jornal americano Financial Times, o local de obras possui aproximadamente 6km², dez vezes maior que o próprio Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

As imagens de satélite obtidas pelo jornal norte-americano foram analisadas pelo departamento de inteligência dos EUA. Segundo o órgão, a estrutura está localizada a 30 km da capital chinesa e possui profundas cavidadas que, de acordo com a inteligência americana, podem abrigar enormes e fortificados bunkers (estruturas militares projetadas para proteger pessoas e materiais valiosos de bombas, artilharia e outros ataques).

O material adquirido pelo Times ainda revelou que o início das obras teria iniciado em meados do ano passado. Denis Wilder, ex-chefe de análise da CIA, especialista sobre assuntos referentes a China, disse que “se confirmado, este novo bunker de comando subterrâneo avançado para a liderança militar sinaliza a intenção de Pequim de construir não apenas uma força convencional de classe mundial, mas também uma capacidade avançada de combate nuclear”.

“O principal centro de comando seguro da China está nas Colinas Ocidentais, a nordeste das novas instalações, e foi construído há décadas no auge da Guerra Fria”, disse um ex-funcionário dos EUA ao Financial Times. “O tamanho, a escala e as características parcialmente enterradas da nova instalação sugerem que ela substituirá o complexo das Colinas Ocidentais como a principal instalação de comando em tempo de guerra”, acrescentou o especialista.

A reportagem ainda traz informações de que o início das obras nas Colinas Ocidentais coincide com o crescente desenvolvimento de novas armas (inclusive nucleares) e projetos militares por parte do governo e do exército chineses. Segundo os EUA, o próprio ditator do país já teria ordenado que as forças militares se preparem para um possível ataque a Taiwan, república independente não reconhecida pela China.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse...

Carro pega fogo após bater em poste na Barra de São Miguel

Não há informações sobre feridos. Poste caiu por conta...

Receita Federal alerta sobre novo ‘golpe do CPF’; saiba como proteger seu documento

Receita Federal alerta sobre novo 'golpe do CPF';...