Por iniciativa do deputado Delegado Leonam (União Brasil), a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 2, uma sessão solene para entregar, pele primeira vez, a comenda Luiz José do Monte Vasconcelos. A solenidade ocorreu no plenário da Casa e a honraria foi entregue na modalidade post mortem aos familiares do próprio Luiz José do Monte Vasconcelos. As homenagens referentes a esta comenda serão destinadas sempre às personalidades que se destacaram por suas ações, projetos ou iniciativasna promoção do turismo e na valorização do patrimônio turístico do Estado. A ideia é criar um estímulo adicional para que empreendedores continuem a desempenhar um papel fundamental na promoção e no crescimento do turismo alagoano.
O deputado Leonam explica que a comenda honra a memória do ilustre empresário, perpetuando seu nome em um reconhecimento anual que destaca aqueles que, seguindo seus passos, contribuíram ou contribuem de maneira excepcional para crescimento do turismo em nosso Estado. “Luiz José do Monte Vasconcelos, empresário do ramo hoteleiro, deixou um legado marcante no cenário turístico alagoano, dedicando sua vida ao desenvolvimento e fortalecimento do setor. Sua visão empreendedora e comprometimento com a excelência na prestação de serviços turísticos contribuíram de maneira significativa para a consolidação de Alagoas como um destino nacional”, destacou.
De acordo o parlamentar, o turismo desempenha papel crucial na geração de empregos e no desenvolvimento econômico do Estado, sendo vital reconhecer e incentivar aqueles que se dedicam a impulsionar tal atividade. “Falar no turismo é falar no desenvolvimento econômico, cultural e sustentável do nosso Estado e da nossa capital. Esta Casa Legislativa já eternizou, por meio de comendas especiais, importantes legados: a Comenda Doutor Hélvio Auto, destinada aos profissionais da saúde; a Comenda Irmã Dulce, em reconhecimento aos esforços na área social; e a Comenda Pontes de Miranda, criada para homenagear a excelência na área jurídica. Hoje, celebramos a eternização do nome de Luiz José do Monte Vasconcelos, que marcou a história do turismo em Alagoas”, disse Leonam.
Milton Vasconcelos, filho do homenageado e presidente do Maceió Convention, falou da importância da comenda para a família e para o setor do turismo em Alagoas. “Para a família é motivo de emoção e de muita alegria; para o trade turístico, de satisfação. A gente sentia a necessidade de estarmos mais interligados à Assembleia Legislativa e essa comenda, definitivamente, será um elo. O turismo é uma vocação do nosso Estado e a base do seu desenvolvimento. Essa comenda, que leva o nome de meu pai, traz muita sinergia e integração. Tem uma lista gigante de pessoas que contribuíram e contribuem com o nosso turismo, e sem dúvida nenhuma, esta Casa vai homenagear. Isto com certeza impulsiona todo o segmento no nosso Estado”, afirmou.
O empresário Luiz André, também filho do homenageado, ressaltou o legado de seu pai para a família e para o turismo. “Muito emocionado em saber que o nome de meu pai será eternizado com essa comenda. Quero aqui agradecer ao deputado Delegado Leonam, ao presidente desta Casa, deputado Marcelo Victor, e a todos os parlamentares que aprovaram essa honraria, por unanimidade. Sinto neste momento uma mistura de boas sensações, já que eu e meus irmãos tivermos um pai muito forte, centrado, amigo, conselheiro e empresário bem sucedido. Seu sonho e seu legado estão presentes na nossa família, em seus filhos. Ele não deixou herdeiros, ele deixou sucessores. Iremos passar para nossos filhos e netos”.
Para o representante da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Abrajet Alagoas, jornalista Igor Pereira, quem teve a honra de conhecer Luiz Vasconcelos sabe o quanto se tratava de uma pessoa especial. “Era um homem de coração gigante, que fazia o bem de maneira silenciosa, sem esperar nada em troca. Suas ações, muitas vezes invisíveis aos olhos do público, eram cheias de lealdade e pura vontade de servir”, expressou Igor, salientando que o empresário “não apenas criou empregos, mas ofertou dignidade a inúmeras famílias; não somente atraiu turistas, mas os fez se apaixonar pelo nosso Estado. Sua dedicação transformou vidas e mudou a perspectiva de inúmeras pessoas que hoje dependem e vivem do setor turístico”.
A sessão foi abrilhantada pelo cantor e compositor Elieser Setton, que tocou e cantou o Hino Nnacional no início da solenidade, e o Hino de Alagoas, ao final dela. Compareceram ainda à solenidade as empresárias Andréa Vasconcelos, Adriana Vasconcelos e Luiza Vasconcelos, respectivamente, viúva e filhas do homenageado; o empresário Gabriel Cedrin, representando a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; a empresária Veja Vergetti, o empresário Marcelo Marques; além de familiares, amigos e outros nomes ligados ao turismo alagoano.
Luiz José do Monte Vasconcelos
Luiz José do Monte Vasconcelos, nascido em 17 de maio de 1961, era filho de Hélio de Castro Vasconcelos e Ana Lidya Vasconcelos. Casado com Andréa de Gouveia Vasconcelos, filha do médico Milton Hênio, Luiz foi pai de Adriana, Milton, Luíza e Luiz André Vasconcelos. Em 1989, junto com seu pai Hélio, fundou o Maceió Mar Hotel, inicialmente com 121 apartamentos, que ao longo dos anos foi expandido para 204, consolidando-se como um marco no turismo da capital alagoana. Visionário, Luiz fundou a MME Empreendimentos em 2014, responsável por projetos como o Acqua Suites, o Edifício Le Grand e o Chácaras da MME.
Mesmo após seu falecimento precoce, em outubro de 2019, aos 58 anos, seu legado permaneceu vivo. Seus filhos seguem seus passos e têm realizado os sonhos do pai, promovendo uma expansão impressionante do grupo MME Hotéis. De dois para seis hotéis entre 2022 e 2023, a rede cresceu de 365 para 1.210 apartamentos, todos localizados em Maceió, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento do turismo na região. A trajetória de Luiz Vasconcelos continua a gerar empregos e renda para o Estado de Alagoas, perpetuando o impacto positivo de sua visão empreendedora.