Quer proteger suas células e turbinar a saúde? Os alimentos antioxidantes são grandes aliados na luta contra o envelhecimento precoce e na prevenção de doenças. A nutricionista Aline Quissak destaca quatro opções que não podem faltar no seu cardápio.
Pitaya
Leia também
Muito além de sua aparência exótica, a pitaya é rica em fibras solúveis e antioxidantes, como as vitaminas C, E, B2 e carotenoides. Esses nutrientes fortalecem a imunidade, promovem a saúde intestinal e possuem propriedades anti-inflamatórias, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças metabólicas.
Uvas vermelhas e pretas
Com altas concentrações de resveratrol e polifenóis, essas uvas são excelentes para a saúde do coração e auxiliam na prevenção de câncer. Suas fibras solúveis beneficiam o funcionamento intestinal, enquanto os compostos bioativos combatem inflamações e retardam os sinais de envelhecimento.
Couve Kale
Rica em antioxidantes como luteína e zeaxantina, além de vitaminas A, C, K e minerais essenciais. A couve Kale protege a saúde ocular, fortalece os ossos, reduz o colesterol LDL e tem propriedades anti-inflamatórias, melhorando a função hepática e cardiovascular.
Alface americana
Fonte de fibras insolúveis, vitamina A, K, C e ácido fólico. A alface americana melhora a digestão, auxilia na coagulação sanguínea, promove a saúde dos olhos e protege contra doenças inflamatórias, ajudando na regulação dos níveis de glicose no sangue.