quinta-feira, 20 março 2025

Congressista dos EUA pede sanções contra Moraes

Data:


O membro da Câmara dos Representantes dos EUA Rich McCormick, do Partido Republicano, fez uma declaração em seu perfil na rede social X criticando a situação política do Brasil, nesta segunda-feira (24).

Segundo o congressista, o ex-presidente Jair Bolsonaro sofre perseguição política do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ainda, o republicano acusa o magistrado de “armar o Judiciário para fraudar as eleições de 2026, silenciando a oposição e protegendo o presidente Lula”.

“A acusação de Jair Bolsonaro não é justiça, é perseguição política, assim como o que aconteceu com o presidente Trump”, afirmou McCormick.

Publicação do congressista americano Rich Mccormick no X: crítica à situação política do Brasil. Crédito: Reprodução/X/@RepMcCormick

O deputado americano disse que Moraes não é uma ameaça apenas para políticos de seu próprio país, mas também uma “ameaça aos EUA” por, segundo ele, “censurar empresas americanas, suprimindo a liberdade de expressão e violando a soberania digital” – o congressista fez uma referência ao processo que tramita na Flórida contra o ministro do STF, movido pela empresa de mídia de Trump e a plataforma Rumble.

Diante dessa situação apontada, McCormick pediu ao governo Trump e ao Congresso para aplicar sanções econômicas, proibição de visto e usar a Lei Magnitsky contra o magistrado brasileiro.

Esse recuso legislativo é usado contra pessoas acusadas de infringir direitos humanos ou envolvidas em investigações de corrupção. Entre as penalidades estão o congelamento de ativos e a proibição de entrada nos EUA.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Circuito de Beach Tennis agita as quadras da Pajuçara neste fim de semana

Playzinho do Suor 2025 reunirá atletas amadores em...

Maceió está no ranking dos melhores destinos para quem quer descansar

Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió O destino Maceió segue...