quarta-feira, 19 março 2025

consumo excessivo de álcool prejudica a saúde durante o carnaval

Data:


O alerta é da psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rosa Augusta de Melo

Psicóloga Rosa Melo recomenda moderação para que a alegria da festa seja interrompida – Foto: Assessoria

O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano. No entanto, o consumo excessivo de álcool pode transformar a celebração em uma experiência negativa, trazendo riscos à saúde e à segurança. O alerta é da psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rosa Augusta de Melo, que atua na Assessoria Técnica de Álcool e Outras Drogas.

Ela diz que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode levar a diversos problemas, como desidratação, intoxicação, descontrole emocional e até mesmo acidentes de trânsito.

“Sabemos que o efeito do álcool para algumas pessoas é excitante e para outras deprime. Na realidade vai depender muito da personalidade de cada pessoa e, por isso, é fundamental que entendam seus próprios limites e saibam que a diversão não precisa estar atrelada ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas”, orienta.

Além disso, a psicóloga da Sesau ressalta que o álcool afeta o julgamento e pode expor as pessoas a situações de risco, como brigas, quedas e comportamentos imprudentes no trânsito.

“Precisamos conscientizar os outros e a nós mesmos sobre os riscos que o consumo exagerado de álcool pode proporcionar. É necessário sabermos identificar os efeitos dele e promover uma parceria entre as pessoas que estão juntas, com o intuito de que fiscalizem quem está passando do ponto na ingestão do álcool e, principalmente, orientar para que não se dirija alcoolizado”, recomenda.

Riscos à Saúde

Para aproveitar a folia com segurança e responsabilidade, Rosa Augusta de Melo aconselha manter hábitos saudáveis com a alimentação e consumo de água.

“O consumo excessivo de álcool pode gerar perda de líquido no organismo e, consequentemente, desidratação. Por isso, ingerir bastante água é fundamental. Não se esqueça de sempre levar uma garrafinha de água durante os bloquinhos. Também prefira comidas mais leves como frutas e vegetais ricos em líquidos que ajudam a manter o corpo hidratado”, pontua.

A psicóloga da Sesau chama a atenção para a escolha das bebidas durante as festas. Ela frisa, também, que no caso das pessoas que fazem uso de medicamentos, é necessário estar atentas se podem consumir bebidas alcoólicas.

“As misturas de bebidas também devem ser evitadas e se realizar uso de medicamentos, o aconselhável é não consumir álcool no período, para evitar a interação medicamentosa”.

FONTE: AGÊNCIA ALAGOAS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.





Fonte: Portal Acta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Afundamento do solo por mineração em Maceió não chegou à Fernandes Lima e Levada

Afundamento do solo por mineração em Maceió não...

SSP-AL diz que proibição de motoristas de aplicativo em Rio Largo é fake News

Secretaria da Segurança Pública esclarece que imagens divulgadas...

Preso suspeito de matar a própria filha de 1 ano com paulada em Santana do Ipanema

Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Civil de...

Receita já recebeu mais de 1,5 milhão de declarações do IR

Foto: Arte/Agência Brasil A Receita Federal informou que até...