domingo, 16 março 2025

Cristian Cravinhos progride para regime aberto e é solto

Data:


Cravinhos foi o último dos três condenados pela morte do casal Richthofen a obter autorização para cumprir a pena em liberdade

Cristian Cravinhos foi condenado em 2006 a uma pena de mais de 38 anos de prisão pelo assassinato do casal Von Richthofen • Vidal Cavalcante/Estadão Conteúdo

Cristian Cravinhos, condenado pela morte do casal Manfred e Marísia Von Richthofen, ocorrida em 2002, foi solto nesta quarta-feira (5), após o Tribunal de Justiça de São Paulo autorizar que ele cumpra o restante da pena fora da prisão.

Ele é o último dos três condenados pelo crime a adquirir a sanção legal de cumprir a pena em liberdade. Daniel Cravinhos está em regime aberto desde 2018, enquanto Suzane Von Richthofen também cumpre o restante da pena em liberdade e está solta desde janeiro de 2023.

Na decisão, a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani estabeleceu que Cristian deverá seguir inúmeras regras. Até esta quarta-feira, ele estava detido na Penitenciária “Dr. José Augusto Salgado”, a P2 de Tremembé, no interior de São Paulo.

Zeraik destacou o bom comportamento do detento na cadeia e o parecer favorável de profissionais que fizeram uma avaliação psicológica de Cravinhos.

“Consta nos autos que o sentenciado mantém boa conduta carcerária, possui situação processual definida, cumpriu o lapso legal para progressão de regime prisional em 17/04/2024 e não registra faltas disciplinares durante os últimos 12 meses de cumprimento da reprimenda, preenchendo assim os requisitos objetivos e subjetivos exigidos pela lei para a obtenção do benefício”, avaliou.

O Ministério Público de São Paulo havia se manifestado contra a progressão de pena de Cristian, porém, a juíza considerou que as objeções do órgão não eram suficientes para impedir a mudança de regime do detento.

“Além disso, foi submetido a exame criminológico e a equipe multidisciplinar que, por unanimidade, opinou pelo deferimento do pleito. Outrossim, as objeções apresentadas pelo Ministério Público não são aptas a justificar decisão desfavorável, já que ilações subjetivas a respeito da personalidade do apenado, isoladas no contexto, não se afiguram aptas a ensejarem negativa de direitos garantidos pela Lei de Execução Penal”, destacou.

A juíza ressaltou que Cristian usufruiu de inúmeras saídas temporárias ao longo do cumprimento da pena, tendo sempre retornado ao estabelecimento prisional, sem intercorrências negativas, o que evidenciou mérito para cumprir o restante da pena em liberdade.

No documento, a juíza estabeleceu que Cravinhos deverá seguir as seguintes especificações:

             Comparecer trimestralmente à Vara de Execuções Criminais competente ou à Central de Atenção ao Egresso e Família para informar sobre suas atividades;

             Obter ocupação lícita, devendo comprovar, junto à VEC ou à CAEF;

             Sair para o trabalho às 6h, devendo retornar para casa até às 22h, bem como em finais de semana e feriados;

             Não mudar da Comarca sem prévia autorização do juízo;

             Não mudar de residência sem comunicar o juízo;

             Não frequentar bares, casas de jogo e outros locais incompatíveis com o benefício conquistado.

Caso uma das regras seja descumprida por Cravinhos, ele poderá perder o benefício, devendo retornar a cumprir a pena na prisão.

A CNN tenta contato com a defesa de Cristian e o espaço segue aberto para manifestações.

A reportagem procurou o Ministério Público de São Paulo, visto que o órgão era contra a liberdade de Cravinhos, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

 

FONTE: cnn

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.





Fonte: Portal Acta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Homem baleado de raspão em Penedo deixa UPA antes de receber medicação

O caso segue sob investigação, e a polícia...

Empresário mata companheira com 29 facadas e liga para família: ‘FIZ BESTEIRA’

Um empresário, de 53 anos, matou a companheira,...

Polícia Militar apreende submetralhadora em Girau do Ponciano, AL

Uma guarnição motorizada da 7ª Companhia de Polícia...

Homem que planejava ataque à PF inspirado no Estado Islâmico é preso em São Paulo

Homem que planejava ataque à PF inspirado no...