segunda-feira, 3 fevereiro 2025

Deputados devem aprovar em breve PL que proíbe nas Escolas em Alagoas conteúdos que façam apologia a sexo, violência e drogas

Data:


Deputados devem aprovar em breve PL que proíbe nas Escolas em Alagoas conteúdos que façam apologia a sexo, violência e drogas

Depois da posse da mesa diretora no último sábado (01), os deputados estaduais iniciam oficialmente os trabalhos no parlamento com o retorno das sessões ordinárias nesta terça-feira (04). Entre os projetos que serão debatidos e apreciados pelos deputados, começa a tramitar na ALE uma proposta que proíbe nas escolas públicas e privadas em Alagoas, a execução de conteúdo (músicas e vídeos) que façam apologia a sexo, crime e violência.  

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos). A proposta foi protocolada recentemente e deve ser apreciada nas primeiras semanas de trabalho pelos deputados, tendo em vista que é uma matéria que gera grande repercussão popular. E ganha ainda mais força depois que o Governo Federal informou que vai proibir o uso de aparelhos celulares nas escolas. 

O PL não abrange as instituições de ensino superior. Na proposta, a matéria estabelece que coordenadores, diretores e responsáveis pelas unidades de ensino que infringirem a proibição responderão de acordo com a gravidade da infração. No caso de funcionários públicos ficarão sujeitos a procedimento administrativo disciplinar e penas previstas em leis específicas. 

Já os funcionários de empresas privadas poderão sofrer advertências escritas ou verbais, suspensão ou demissão. Estabelecimentos privados também poderão ser multados entre 2 a 10 salários mínimos, sendo o valor elevado ao teto após a primeira reincidência. 

Além disso, o artigo 4º prevê que o diretor ou gestor da unidade escolar será o responsável pela fiscalização do cumprimento da lei. O descumprimento resultará na interrupção imediata do evento em questão, sem prejuízo das demais sanções cabíveis. 

Essa proposta de proibir conteúdos que façam apologia a sexo, crime e violência nas escolas é uma tendência entre os estados brasileiros. Recentemente, o governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) sancionou a lei no mês de janeiro depois que a matéria foi aprovada pelos deputados estaduais catarinenses.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.





Fonte: Portal Acta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Jogadora da seleção da Espanha presta depoimento sobre beijo forçado de Luis Rubiales

‘Eu estava sendo beijada pelo meu chefe e...

EUA adiam tarifas contra o México após envio de militares para fronteira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou...

Musk anuncia plano para fechar agência de ajuda externa dos EUA

O bilionário Elon Musk, que lidera o Departamento...