A derrota da Ponte Preta para o Vila Nova por 2 a 1, de virada, na noite dessa segunda-feira, 12, em Goiânia, manteve o CRB fora do Z-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. A Ponte chegou a abrir o placar com Élvis, de pênalti, mas o Tigre empatou e virou o jogo com Alesson, duas vezes.
Com o resultado no OBA, o time de Campinas ficou com 38 pontos e permaneceu na 17ª posição. O Galo, que perdeu em casa para o Goiás por 1 a 0, tem 39 pontos e é o 16º colocado. Restando apenas duas rodadas para o fim da Segundona, o clube alagoano pode até garantir a permanência na Série B com uma rodada de antecedência.
Para que isso aconteça, é preciso primeiramente esperar a 36ª rodada acabar, já que o Ituano ainda joga contra o América-MG, às 19h, no Independência. Como a equipe de Itu tem 34 pontos e pode chegar a 37 em caso de vitória, matematicamente é preciso ter uma definição no jogo de hoje. Se o Ituano não ganhar, o CRB pode cogitar o cenário citado acima.
O próximo jogo do Alvirrubro é uma pedreira: pega o Santos, que já confirmou o acesso à Série A e briga para ser campeão já no domingo, 17, às 16h, na Vila Belmiro, pela 37ª rodada.
– Se o Galo vencer o Santos, e a Ponte Preta perder para o Sport, em Campinas, o CRB crava a permanência com uma rodada de antecedência. O Regatas chegaria aos 42 pontos e a Ponte só poderia fazer mais três na rodada final, pulando para 41.
De modo semelhante, a situação pode ser invertida na véspera da última rodada. Isso porque qualquer empate ou derrota do CRB na Vila Belmiro e uma vitória simples da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, automaticamente inverte a posição dos clubes e deixa a decisão da permanência para a última rodada.
Há ainda a inoperância das equipes, que passam por péssima fase – o que é justificado na tabela de classificação. Se CRB e Ponte Preta tiverem resultados iguais nos próximos dois jogos, o CRB continua acima do adversário.
Acima dos dois, a Chapecoense empatou com o Sport em 1 a 1 na Ilha do Retiro, foi aos 41 pontos, ocupa a 15ª posição e vai enfrentar o Coritiba no domingo, às 16h, na Arena Condá, em Chapecó. Uma vitória simples salva o time de Santa Catarina na próxima rodada. Em caso de empate, tem que torcer para a Ponte perder do Sport. Se for derrotada para o Coxa e CRB e Ponte Preta vencerem seus respectivos jogos da 37ª rodada, a Chapecoense é quem entra na zona do rebaixamento restando apenas uma rodada para acabar a Série B.
Rebaixado – O Brusque perdeu para o Paysandu por 1 a 0 em Belém e matematicamente já está rebaixado. O Guarni, que é o lanterna com 31 pontos e está virtualmente rebaixado, joga com o Amazonas às 21h desta terça-feira, no Brinco de Ouro.