quarta-feira, 19 março 2025

Descarte incorreto de perfurocortantes causa mais de 40 acidentes em um ano em Maceió

Data:


Descarte incorreto de perfurocortantes causa mais de 40 acidentes em um ano em Maceió

Materiais descartados de forma aleatória são perigosos para animais e catadores, que mexem no lixo antes da coleta, e para os garis.

Lâminas, agulhas, vidro, tampas de conservas e outros materiais devem ser descartados de forma protegida. FOTO: Ascom Alurb.

Materiais perfurocortantes são extremamente perigosos quando não descartados de forma correta. Além de machucar pessoas e animais que mexem no lixo antes da coleta regular, esses materiais podem prejudicar os garis responsáveis ​​por coletar esses resíduos. Para evitar que isso aconteça, a Prefeitura de Maceió orienta descartar o material de forma correta e evitar acidentes. No último ano, mais de 40 profissionais da limpeza urbana de Maceió sofreram lesões ao terem contato com itens descartados da foram errada.

Os objetos perfurocortantes são os que contêm cantos, bordas, pontas ou protuberâncias rígidas que são capazes de cortar ou causar perfurações. Itens comumente usados ​​em casa também podem ser perfurocortantes. É o caso, por exemplo, de lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conservas e vidro quebrado.

Como descartar

Se possível, coloque os perfurocortantes dentro de um recipiente resistente. Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixas de papelão podem ser usadas como forma de proteção. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos no jornal e depois colocá-los dentro de uma lata vazia. No caso das latinhas de conservação apenas lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, evitando que ela possa causar acidentes.

Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: “CUIDADO, MATERIAL CORTANTE” . Ou escreva o que realmente se trata. Por exemplo: “CUIDADO, VIDRO QUEBRADO”.

Kedyna Tavares, diretora-executiva da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), destaca a importância do descarte correto desses materiais e lamenta a pouca adesão dos cidadãos à prática.

“Se descartados de forma correta, vários acidentes podem ser evitados com nossos garis, pessoas em situação de rua, catadores e animais que não fazem lixo antes de serem recolhidos. Porém, infelizmente, muitas pessoas ainda não sabem dessa necessidade ou não se esforçam para fazer o certo. A realidade é que ainda veremos muitos acidentes devido à falta de consciência da população”, disse.

Infrator pode ser punido

Para proteger os colaboradores do descaso de alguns cidadãos em relação ao lixo domiciliar, o Código Municipal de Limpeza Urbana diz que descartar de forma errada esse tipo de item pode provocar multa de até R$ 1.200,00 para o responsável.

FONTE: Secom Maceió

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.





Fonte: Portal Acta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

SSP-AL diz que proibição de motoristas de aplicativo em Rio Largo é fake News

Secretaria da Segurança Pública esclarece que imagens divulgadas...

Preso suspeito de matar a própria filha de 1 ano com paulada em Santana do Ipanema

Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Civil de...

Receita já recebeu mais de 1,5 milhão de declarações do IR

Foto: Arte/Agência Brasil A Receita Federal informou que até...

VEJA VÍDEO: Polícia Civil prende jovem e apreende equipamentos em operação contra abuso infantil online em Alagoas

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) deflagrou, na manhã...