O empresário Elon Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), sugeriu nesta quarta-feira (12) que o governo americano interferiu no resultado das eleições de 2022 no Brasil, que deram vitória ao petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Musk, o “deep state” (estado profundo, em inglês) americano teria influenciado o pleito, desfavorecendo a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
O líder do DOGE deu a declaração em resposta a uma publicação do senador republicano Mike Lee, de Utah, que questionou uma suposta interferência da Casa Branca nas eleições do Brasil, após uma reunião com o deputado Eduardo Bolsonaro.
“Se o governo dos EUA financiasse a derrota de Bolsonaro por Lula, isso o incomodaria? Eu ficaria lívido. Quem está comigo nisso?”, publicou o político. Em resposta, Musk escreveu: “Bem, o estado profundo dos EUA de fato fez isso”.
No ano passado, o empresário que agora integra o governo de Donald Trump, se envolveu em uma disputa legal no Brasil que teve, entre outros resultados, o encerramento temporário de sua rede social, o X, no país, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.