Na última semana, técnicas e técnicos do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (Dathi) realizaram a Oficina de Manejo Clínico e Cuidado Integral das Pessoas que Vivem com HIV e Aids, em Belém/PA.
O evento faz parte da programação do IX Congresso Norte/Nordeste de Infectologia e é voltado a médicas e médicos infectologistas inscritos. O Dathi/MS foi representado pela Coordenação-Geral de Vigilância de HIV e Aids (CGHA) em palestras sobre o uso do Sistema de Informações de Monitoramento Clínico (Simc), atualizações sobre PCDT para manejo da infeção pelo HIV em adultos de 2024, entre outros temas. O coordenador-geral da CGHA, Artur Kalichmann, reforça que o objetivo da oficina é qualificar a assistência e fortalecer a atualização contínua das práticas profissionais. “Estamos promovendo ações em diversos estados visando atualizar a linha de cuidados para uma resposta cada vez mais eficiente ao HIV, à aids, às hepatites virais e às infecções sexualmente transmissíveis”, declara.
Novas atividades em novembro
As ações de qualificação realizadas pela CGHA continuam nos dias 26 de novembro e 6 de dezembro, com o Curso para o Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes. Realizado em formato de webinar, o evento contará com palestras voltadas a temas como diagnóstico, tratamento antirretroviral e coinfecções por tuberculose.
O webinar será transmitido no canal oficial da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).
Junio Silva
Ministério da Saúde