Em Piaçabuçu, no interior de Alagoas moradores fazem protesto por falta d’água

 Em Piaçabuçu, no interior de Alagoas moradores fazem protesto por falta d’água

Foto: Carlos Eduardo/Arquivo pessoal

Por: g1 Alagoas

Moradores do Povoado Paciência, em Piaçabuçu, no litoral Sul de Alagoas, bloquearam na tarde desta quinta-feira (2) a rodovia AL-101 Sul. Eles protestaram contra a falta de água na localidade. Os manifestantes disseram que está faltando água em outros pontos do município também.

A dona de casa Lúcia Soares disse que já são dez dias sem água nas torneiras na cidade. O desabastecimento no Povoado Paciência começou há sete dias.

“Nós não temos água nem para tomar banho, nem para cozinhar, para nada. Estamos aqui protestando e não chega ninguém para resolver e a gente quer água”, disse a moradora.

Em nota, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que o abastecimento em Piaçabuçu está prejudicado por causa das chuvas que levaram sujeira para o rio São Francisco. Isso provocou a obstrução dos equipamentos da captação de água. Para resolver o problema, a Casal precisou paralisar o fornecimento. Um novo equipamento deve ser instalado na próxima semana para regularizar o abastecimento na região (leia a nota na íntegra ao final do texto).

Segundo a prefeitura do município, a Polícia Militar foi acionada e negociou a liberação da rodovia com os manifestantes e o fluxo de veículos já foi normalizado.

Nota da Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que o abastecimento de Piaçabuçu está ocorrendo e segue em fase de regularização. Mas a empresa ressalta que as chuvas dos últimos dias carregaram sedimentos e materiais sólidos para o Rio São Francisco, o que provocou obstrução dos equipamentos da captação de água, que fica no povoado Penedinho. Por isso, foram necessárias paralisações para corrigir a situação. A Casal implantou grades no entorno dos conjuntos motobombas para impedir que eles fossem afetados pela sujeira levada para o rio pelas chuvas. A Companhia ressalta que os equipamentos em operação atendem à funcionalidade do sistema e às condições do abastecimento e segue vigilante quanto a manutenção das atividades. Paralelamente a isso, a Casal adquiriu um novo equipamento, o qual, por ser muito específico, estava disponível apenas em São Paulo. A previsão é de que ele esteja instalado na captação na próxima semana.

Mais Notícias