Estudantes do Campus Arapiraca conquistam 2º lugar em evento de startups

 Estudantes do Campus Arapiraca conquistam 2º lugar em evento de startups


Por Thâmara Gonzaga – jornalista
11/04/2025 17h29

José Roberto e José Lucas conquistaram o segundo lugar na etapa de Alagoas da Startup NordesteJosé Roberto da Silva e José Lucas dos Santos, estudantes do curso de Ciência da Computação no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, conquistaram o 2º lugar na etapa de Alagoas do Startup Nordeste. O evento foi promovido pelo Sebrae e reuniu mais de 220 startups participantes. Como premiação, a dupla recebeu 40 mil reais, além de mentoria e acompanhamento durante seis meses.

Eles participaram com a startup Iniport, uma solução tecnológica voltada à gestão do transporte universitário. “A plataforma realiza o gerenciamento completo de alunos, motoristas, ônibus e rotas, incluindo funcionalidades como emissão de carteirinhas, rastreamento em tempo real e controle de presença via bilhetagem”, informou José Roberto, ao ressaltar também a colaboração do colega. “O desenvolvimento e a conquista desse resultado só foram possíveis graças à contribuição ativa e essencial de José Lucas”, destacou.

A realização do evento foi dividida em três fases ao longo de seis meses. Na primeira, os estudantes ficaram em 64º lugar entre 220 participantes; na segunda, subiram para 21º entre 167 startups; na terceira e última, conquistaram a segunda colocação entre 53 finalistas.

Segundo informações da página do evento, o Startup Nordeste busca fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região, a fim de impulsionar o crescimento da economia ao oferecer produtos e serviços de alto valor, fortalecendo a identidade regional e estabelecendo o Nordeste como um polo de inovação.

Considerado como case de sucesso e referência para as próximas edições, segundo José Roberto, o negócio dos estudantes da Ufal já conta com clientes e tem lista de espera. “Vamos investir o valor do prêmio na estruturação e no crescimento do nosso trabalho”, afirmou Roberto.

Para saber mais, acesse aqui

Interesse pela área de tecnologia

Além da coincidência no nome, os estudantes têm em comum o interesse pela tecnologia e encontraram na Ufal a oportunidade de conhecer as diversas possibilidades de atuação na área. “Sempre tive uma certa curiosidade pela computação, desde o ensino fundamental. Quando consegui entrar na Ufal e comecei a cursar Ciência da Computação, senti que estava no caminho certo”, contou José Lucas.

Para José Roberto, a tecnologia começou como uma diversão ao explorar, conhecer programas e baixar ferramentas. “Foi somente quando entrei na Ufal que esse interesse se transformou em algo concreto e estruturado. A curiosidade deu lugar ao estudo formal e passei a construir, de fato, minha trajetória na área de computação”, afirmou.

Residentes no interior de Alagoas e com toda trajetória de estudo na escola pública, eles destacam a importância de ter acesso a oportunidades. “Entrar na Ufal foi uma conquista muito importante para mim. Tive várias experiências que me marcaram, como participar de projeto de extensão e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit). Essas vivências me ajudaram a descobrir o quanto gosto do que faço, da área que mais me identifico e quero continuar me especializando”, comentou Lucas.

José Roberto recordou as dificuldades que precisou enfrentar, mas salienta que contribuíram para desenvolver resiliência e criatividade para enfrentar, de forma prática e realista, os desafios no ensino superior. Ele também já participou de diversas iniciativas no Campus Arapiraca, a exemplo da monitoria, do Pibit e de uma atividade voltada para mulheres na tecnologia. Atualmente, é instrutor no Centro de Inclusão Digital (CID).

“A Ufal representou a concretização de anos de curiosidade e desejo de aprender. Embora minha entrada tenha acontecido um pouco mais tarde do que eu esperava, devido a dificuldades financeiras e questões familiares, foi nela que comecei a trilhar, de fato, meu caminho técnico e profissional”, afirmou.

O estudante ressalta que programas de apoio estudantil, como bolsas e o Restaurante Universitário, além do transporte municipal, foram essenciais para que ele permanecesse na instituição.

“Hoje, olho para trás com orgulho do caminho percorrido. Um caminho que só foi possível graças ao esforço coletivo de professores, servidores, colegas, políticas públicas e instituições que acreditam no poder da educação. Em tempos difíceis, reafirmar o valor da universidade é também defender o futuro de milhares de jovens que, assim como eu, sonham em transformar suas realidades por meio do conhecimento”, salientou José Roberto.

Mais estudantes da Ufal em Arapiraca premiados

As equipes Biocane e da CabonX, formadas por estudantes do Campus Arapiraca, também foram premiadas no Startup Nordeste. As equipes receberam mentorias de especialistas e apoio financeiro para alavancar os negócios. Para conferir a matéria, clique aqui.





Fonte: AMA

Leia Também

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *