quarta-feira, 5 fevereiro 2025

EUA suspendem contratação de trabalhadores da Usaid

Data:



A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) anunciou na noite desta terça-feira (4) que suspenderá a contratação de trabalhadores não essenciais em escritórios nacionais e delegações no exterior.

A partir de sexta-feira, “todo o pessoal contratado diretamente pela Usaid será colocado em licença administrativa em todo o mundo, com exceção da equipe designada responsável por funções críticas para a missão, a liderança central e os programas especialmente designados”, disse a organização em um comunicado.

Aqueles que continuarão trabalhando para a Usaid serão notificados na próxima quinta-feira, enquanto que, para o pessoal não essencial designado ao exterior, a agência está preparando um plano que “organizará e pagará a viagem de retorno aos Estados Unidos em 30 dias”, acrescentou o comunicado.

A medida ocorre em meio a rumores crescentes de que o presidente dos EUA, Donald Trump, pode fechar a agência governamental independente, fundada em 1963, com quase 10.000 funcionários e um orçamento de US$ 50 bilhões em 2023.

Os funcionários da agência em Washington receberam ordens de ficar em casa na segunda-feira, e os escritórios da agência na capital americana foram fechados.

Após a posse de Trump em 20 de janeiro, o governo dos EUA congelou toda a ajuda externa, exceto a destinada a Israel, Egito e a suprimentos alimentares de emergência, a fim de avaliar a utilidade desses programas.

Segundo dados da ONU, os Estados Unidos são de longe o maior fornecedor de ajuda humanitária do mundo, com 47% do total.

Nesta semana, a Casa Branca divulgou alguns gastos considerados como “desperdício” da USaid pelo novo governo.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Zelensky diz que está disposto a negociar cara a cara com Putin

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está pronto...

Max Verstappen é o piloto mais bem pago da Fórmula 1 em 2025 com US$ 65 milhões

Piloto da Red Bull Racing é seguido de...

Maduro diz que Panamá “não é capaz de defender” Canal

O ditador Nicolás Maduro insultou o ministro das...

Ainda Estou Aqui é o 5º filme brasileiro com maior bilheteria

Foto: NL Beeld O filme "Ainda Estou Aqui", que...