segunda-feira, 3 fevereiro 2025

EUA suspendem tarifas sobre o Canadá por 30 dias

Data:



O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (3) que os Estados Unidos suspenderão por 30 dias a imposição de tarifas de 25% sobre produtos canadenses. O adiamento ocorre após uma conversa direta por telefone com o presidente Donald Trump, na qual Trudeau se comprometeu a adotar medidas mais rígidas para conter o tráfico de fentanil e reforçar a segurança na fronteira norte.

“Acabo de ter uma boa conversa com o presidente Trump. O Canadá está aplicando nosso plano fronteiriço de 1,3 bilhão de dólares — reforçando a fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, melhorando a coordenação com nossos parceiros americanos e aumentando os recursos para deter o fluxo de fentanil”, declarou Trudeau em sua conta na rede social X.

Além do aumento no contingente de agentes de fronteira, que chegará a 10 mil, o primeiro-ministro também anunciou novas iniciativas para combater o tráfico de drogas e o crime organizado. Entre elas, estão a nomeação de um “Czar do Fentanil”, a inclusão de cartéis na lista de organizações terroristas e a criação de uma Força-Tarefa Conjunta entre Canadá e Estados Unidos. O governo canadense também destinará US$ 200 milhões para fortalecer a inteligência no combate ao crime organizado.

A decisão de reforçar as ações de segurança na fronteira foi bem recebida por Donald Trump, que comemorou o compromisso assumido pelo Canadá.

“O Canadá concordou em garantir que teremos uma fronteira norte segura e, finalmente, acabar com a praga mortal de drogas como o fentanil, que têm inundado nosso país, matando centenas de milhares de americanos e destruindo suas famílias e comunidades em toda a nossa nação”, afirmou o presidente americano na rede Truth Social. “Como presidente, é minha responsabilidade garantir a segurança de TODOS os americanos, e estou fazendo exatamente isso. Estou muito satisfeito com esse resultado inicial, e as tarifas anunciadas no sábado serão suspensas por um período de 30 dias para avaliar se um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado. JUSTIÇA PARA TODOS!”, concluiu.

O acordo temporário entre os dois países ocorre em meio a tensões comerciais, já que os Estados Unidos haviam anunciado a entrada em vigor de tarifas sobre petróleo, gás e outros produtos canadenses a partir desta terça-feira (4). Em resposta, o Canadá havia planejado retaliar com tarifas de 25% sobre 30 bilhões de dólares em exportações americanas e ampliar os impostos sobre outras mercadorias a partir de 25 de fevereiro.

Antes da conversa final com Trudeau, Trump também chegou a um acordo semelhante com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. O governo mexicano concordou em enviar 10 mil soldados à fronteira sul dos Estados Unidos para reforçar o combate ao tráfico de drogas e imigração ilegal.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Grupo rebelde declara cessar-fogo humanitário na RD do Congo

O grupo rebelde Movimento 23 de Março (M23)...

Armas brasileiras foram parar nas mãos de terroristas do Iêmen

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU)...

Trump usa tarifas como moeda de troca para negociar com a China

As novas tarifas impostas pelo governo dos Estados...