spot_imgspot_img

Ex-deputado constituinte, Lula diz que garantia da Constituição cabe a governantes – Notícias



No dia em que a Constituição Federal de 1988 completa 35 anos de promulgação, nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que cabe aos governantes trabalhar para proteger e garantir a Constituição à qual “juramos fidelidade”. Lula, que à época era deputado federal, participou da elaboração do texto, na Assembleia Nacional Constituinte.



“Fui constituinte e participei da sua elaboração com o desejo de uma sociedade livre, justa e solidária, que pudesse garantir a erradicação da pobreza e o desenvolvimento nacional e regional”, escreveu o presidente em uma rede social. 


Com 250 artigos e 131 emendas, o texto constitucional é a base dos sistemas jurídico e político do país.



A assembleia foi convocada em 1985 pelo então presidente José Sarney. Participaram 559 parlamentares — 72 senadores e 487 deputados federais —, que trabalharam por 20 meses. Parte desse período foi dedicada a receber contribuições da sociedade, quando 5 milhões de formulários foram distribuídos nas agências dos Correios. Brasileiros de todo o país enviaram 72.719 sugestões, além de outras 12 mil feitas pelos parlamentares constituintes e por entidades representativas. 


Nesta quinta, às 10h, o Congresso Nacional realizou uma sessão solene para celebrar a data, com a presença de deputados e senadores. O Supremo Tribunal Federal (STF), que comanda o Poder Judiciário, também homenageou a promulgação da Carta Magna, com uma sessão especial para comemorar o marco.






Fonte: R7

spot_imgspot_img

Últimas

Leia também

spot_imgspot_img

Padre e companheiro são presos vendendo Viagra e afrodisíacos na Espanha

A Guarda Civil da Espanha prendeu o pároco da Igreja de...

Recalcular decisões de vida é mais difícil para pessoas pobres e negras

"Não foi positivo, mas foi necessário", define o fluminense Flávio Gomes,...

Empresa é condenada após gerente criticar aparência de ex-estagiária

A Justiça do Trabalho condenou uma concessionária de automóveis de Sorocaba...