Festa de São João Batista, padroeiro da Chã da Jaqueira

 Festa de São João Batista, padroeiro da Chã da Jaqueira

Divulgação

Com o tema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente” (Jo 6,51), a paróquia da Chã da Jaqueira celebra a festa do excelso padroeiro, São João Batista, no mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

Um dos Santos mais populares no Brasil, especialmente na região nordeste do país, é o único que tem a natividade como festa litúrgica, além de Maria. Primo de Jesus, João foi enviado para anunciar o Salvador. Sua voz clamava no deserto a profecia do Messias prometido. Batizava nas águas todos os que se convertiam a fé em Deus, anunciando “eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (cf. Lc 3,16).

Divulgação

Neste ano de 2022 ainda em pandemia, mas com menos restrições, é esperado grande público para festejar a natividade do padroeiro junto a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, no dia 24 de junho. Toda a paróquia se prepara para a grande festa rezando o terço todas as noites, novena a São João Batista e celebração da Santa Missa. Na parte externa da igreja matriz as apresentações de grupos católicos em ritmo de forró animam a festa na quermesse. Trio de forró pé de serra, banda de louvor, quadrilha improvisada e até conjunto de pagode fazem a alegria dos fieis após a Missa.

Para o administrador paroquial, Padre Jan Carlos, é uma satisfação imensa rever a igreja cheia de fieis cantando o hino do excelso padroeiro, São João Batista. Vários Padres convidados presidirão a celebração da Santa Missa durante o novenário de 17 à 26 de junho, como o Padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual da Renovação Carismática Católica em Alagoas. Ministérios de música da paróquia e convidados animam a celebração litúrgica todos os dias. Com muita devoção a comunidade reza festejando o padroeiro fazendo pedidos e agradecendo as graças alcançadas por sua intercessão.

Todos são convidados a participar do novenário a partir das 19h30 e do encerramento solene com a procissão pelas principais ruas do bairro no dia 26, às 16h.

Viva o Santo festejado no mundo inteiro! São João Batista, rogai por nós!

Mais Notícias