O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou o lançamento de um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, neste domingo (6/4). Além disso, o governo estuda uma nova redução do interstício para acelerar promoções de bombeiros.
O emedebista fez os anúncios durante um almoço oferecido pelos militares na casa do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL), no Park Way.
Leia também
Segundo Ibaneis, o novo concurso deve ser lançado até junho de 2025. De acordo com Ibaneis, a contratação é necessária porque grande parte da tropa deve entrar para a reserva em breve.
“Nós entendemos que o concurso demora muito. O curso de formação também demora muito (…) A gente tem que ter um olhar mais adiante lá para frente para não deixar faltar essa força que é tão importante para as pessoas e para o atendimento à comunidade”, pontuou Ibaneis.
Vagas
De acordo com Ibaneis, o número de vagas do certamente ainda está em estudo. “Mas a ideia é fazer um concurso pelo menos para 5 mil bombeiros. Para que as pessoas possam ao longo do tempo ir fazendo as nomeações”, comentou.
Ou seja, o certo formaria uma grande reserva de cadastro. Instituições como a Polícia Federal (PF), por exemplo, lançam concursos com grande cadastro reserva justamente diminuir os custos com processos seletivos e ter condições de nomear com mais agilidade servidores públicos conforme a necessidade.
Banco
Segundo Ibaneis, o secretário de Economia, Ney Ferraz, recebeu autorização para contratar uma banca que organizará o concurso. O GDF havia reforçado o compromisso de não fazer novas quebras de interstício, por conta dos reajustes das Forças de Segurança do DF enviados recentemente ao Governo Federal.
“Mas eu fui alertado que temos um grande grupo de profissionais de saúde que obrigatoriamente ficaram que se aposentar porque estão completando seis anos na mesma função em agosto. A lei determina a aposentadoria. Então nós estamos fazendo o levantamento para poder manter esse pessoal na operação ativa pela população do DF”, explicou.