quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Governo Milei ordena venda de 300 imóveis estatais na Argentina

Data:


Javier Milei, presidente da Argentina: medida do governo faz parte do plano de redução do Estado
Javier Milei, presidente da Argentina: medida do governo faz parte do plano de redução do Estado| Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE

O presidente da Argentina, Javier Milei, ordenou nesta sexta-feira (25), por decreto, o início do processo de venda de cerca de 300 imóveis que são propriedade do Estado e que seu governo considera “desnecessários”.

A medida, publicada no Diário Oficial, determina que a Agência de Administração de Bens do Estado promova “procedimentos de alienação de bens”. O decreto exclui algumas propriedades na Argentina e aquelas localizadas fora do território nacional.

A lista de imóveis que a gestão Milei vai alienar inclui cerca de 300 imóveis em vários pontos do país, entre os quais estão casas, edifícios e terrenos sem construções.

A medida faz parte das severas políticas de ajuste que o governo está promovendo para encolher o Estado e alcançar o equilíbrio nas contas públicas.

O decreto diz que, com base nas medidas de maior eficiência, “impõe-se a necessidade de promover a venda de imóveis pertencentes ao Estado nacional que sejam desnecessários à sua gestão”.

Segundo o governo, “manter ociosos” os imóveis considerados “desnecessários à gestão” do Estado “gera custos e despesas que devem ser evitados, razão pela qual é necessário promover os procedimentos para sua alienação”.

No âmbito da sua política de redução do peso do Estado, o Executivo de Milei promove também a privatização de diversas empresas públicas ou controladas pelo Estado nacional.

Na quarta-feira (23), o governo da Argentina anunciou que a primeira empresa a ser privatizada será a companhia ferroviária Belgrano Cargas.

“Como resultado da Lei de Bases, a empresa estatal Belgrano Cargas y Logística S.A. será privatizada naquela que será a primeira privatização de uma empresa ferroviária desde a posse da administração de Javier Milei”, disse o porta-voz da presidência, Manuel Adorni, segundo informações do jornal Clarín.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Governo Milei anuncia retirada da Argentina da OMS

O governo de Javier Milei anunciou nesta quarta-feira...

Plano de Trump para reconstrução de Gaza é mal recebido

Declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre...

Zelensky diz que está disposto a negociar cara a cara com Putin

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está pronto...

Max Verstappen é o piloto mais bem pago da Fórmula 1 em 2025 com US$ 65 milhões

Piloto da Red Bull Racing é seguido de...