quarta-feira, 19 março 2025

Governo Trump demitirá quase dois mil funcionários da Usaid

Data:



A administração de Donald Trump anunciou neste domingo (23) que está eliminando cerca de dois mil cargos na Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). Com isso, a maioria dos funcionários restantes na entidade – com exceção de líderes e pessoas em funções essenciais – foi colocada em licença administrativa globalmente.

A informação foi transmitida aos servidores da Usaid por um e-mail, segundo a Reuters. “Lamento informar que você foi afetado por uma ação de Redução de Força”, diz um trecho do informe. Aqueles que receberam a nota serão dispensados ​​do serviço federal a partir de 24 de abril, acrescentou o e-mail.

O governo Trump pretende deixar menos de 300 funcionários no cargo, além de alguns milhares de funcionários contratados localmente no exterior que atuam em “funções críticas de missão, liderança central e/ou programas especialmente designados”, segundo explicou o e-mail.

A ação de reduzir o tamanho da Usaid começou com Elon Musk, que chefia o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). O empresário acusou a agência de ajuda externa dos EUA de manter “gastos desnecessários”. Um dos casos divulgados recentemente aponta que fundos da Usaid foram destinados a grupos que apoiam o terrorismo no Oriente Médio.

Com esse e outros gastos questionáveis, Trump agiu para reduzir a força da agência primeiramente com a imposição de uma pausa de 90 dias no envio de recursos ao exterior. Depois, o presidente nomeou o Secretário de Estado, Marco Rubio, como diretor interino da Usaid para essa reestruturação.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Ministra defende que investigar atos golpistas não viola direitos

Macaé Evaristo criticou anúncio de licenciamento de Eduardo...

Ministra da Cultura terá que explicar na Justiça shows pagos por prefeituras

Ação foi movida por ex-conselheiro da Comissão de...

TJD-AL nega pedido de anulação da final do Alagoano 2025 e título do CRB está mantido

TJD-AL nega pedido de anulação da final do...

Dólar emplaca 7ª queda seguida e fecha em R$ 5,64, após Fed e à espera do Copom; Ibovespa sobe

Dólar emplaca 7ª queda seguida e fecha em...