spot_imgspot_img

Há comportas em barragens citadas por Alexandre Garcia

Em:

Diferentemente do que diz o título de uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, há comportas em barragens citadas por Alexandre Garcia. São duas, e elas fazem parte das Usinas Monte Claro e 14 de Julho, conforme confirmam documentos aos quais Oeste teve acesso.

Título original da matéria | Foto: Reprodução/O Estado S.Paulo

Na sexta-feira 11, o jornal O Estado de S.Paulo publicou a reportagem “Não há comportas em barragens citadas por Alexandre Garcia em vídeo sobre tragédia no RS”. O título induz à conclusão de que esses dispositivos não existem nas instalações citadas pelo jornalista.

publicidade

Dias depois, o veículo atualizou o título do texto para “Não há comportas que armazenam ou retêm água em barragens do RS citadas por Alexandre Garcia”. Isso ocorreu porque duas comportas de fato existem, mas a Cia. Energética do Rio das Antas, administradora das usinas, alega que elas não alteram a vasão do rio.

Título revisado da matéria | Foto: Reprodução/O Estado S.Paulo

“As usinas de Monte Claro e 14 de Julho, por serem projetadas para uma maior vazão que Castro Alves [outra usina], possuem duas comportas de vertedouro”, alega a administradora. “Elas são abertas somente quando a água já está passando sobre a crista da barragem, para não sobrecarregar as estruturas, não alterando a vazão do rio.”

R7

Relacionadas
Notícias

Compartilhe Informação

spot_img

Mais Lidas