quarta-feira, 19 março 2025

Índia assina “acordo histórico” com a Petrobras

Data:



A Índia anunciou nesta quarta-feira (12) a assinatura de um acordo entre sua estatal Bharat Petroleum Corporation Limited (BPCL) e a Petrobras, que prevê o fornecimento de aproximadamente seis milhões de barris de petróleo bruto por parte da petrolífera brasileira.

O acordo assinado no âmbito da India Energy Week chega em meio a esforços contínuos para melhorar a segurança energética no país de mais de 1,4 bilhão de pessoas e diversificar o fornecimento de petróleo bruto em um momento de incerteza global.

O acordo foi assinado pelo diretor-executivo de Comércio Internacional e Gestão de Riscos da BPCL, Manoj Heda; e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Romeo Schlosser; na presença do ministro do Petróleo da Índia, Hardeep Singh Puri; e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Inicialmente com duração de um ano e prorrogável por mais um ano, o acordo garantirá um fornecimento constante de petróleo bruto brasileiro às refinarias da BPCL, fortalecendo a parceria entre as duas empresas e aprofundando a cooperação energética entre a Índia e o Brasil.

Com este acordo, a Índia está tomando medidas para diversificar suas fontes de hidrocarbonetos, fortalecer sua segurança energética e reduzir a dependência de um único fornecedor, à medida que a demanda do país, que avança na velocidade de seu desenvolvimento, aumenta rapidamente.

“O acordo marca um passo significativo nos esforços contínuos para aumentar a segurança energética e diversificar o fornecimento de petróleo bruto por nossas entidades de energia”, disse o ministro do Petróleo indiano em uma mensagem no X.

Nesta semana, a Indian Oil Corp Ltd (IOCL) também deve assinar um acordo com a Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC) para a compra de longo prazo de US$ 7 bilhões em gás natural liquefeito (GNL).

A diversificação das fontes de energia e petróleo é fundamental para a Índia, que atualmente é o terceiro maior consumidor de petróleo do mundo e deve aumentar nos próximos anos.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Ministra defende que investigar atos golpistas não viola direitos

Macaé Evaristo criticou anúncio de licenciamento de Eduardo...

Ministra da Cultura terá que explicar na Justiça shows pagos por prefeituras

Ação foi movida por ex-conselheiro da Comissão de...

TJD-AL nega pedido de anulação da final do Alagoano 2025 e título do CRB está mantido

TJD-AL nega pedido de anulação da final do...

Dólar emplaca 7ª queda seguida e fecha em R$ 5,64, após Fed e à espera do Copom; Ibovespa sobe

Dólar emplaca 7ª queda seguida e fecha em...