sexta-feira, 21 março 2025

Indústria inaugura coprocessamento e torna Alagoas referência internacional em sustentabilidade

Data:


Indústria inaugura coprocessamento e torna Alagoas referência internacional em sustentabilidade

Novo serviço transforma resíduos perigosos em combustível e reduz impactos ambientais

Novo serviço permite que geradores de resíduos façam a destinação prevista em lei (Foto: Ascom)

Nesta quinta-feira (13), é celebrado mundialmente o Dia do Conservacionismo: um movimento global para a proteção ambiental, bem como de recursos naturais, por meio da relação harmoniosa das atividades humanas com a natureza.

 

Para fortalecer esse ideal, a Alagoas Ambiental inaugurou neste mês um novo serviço como alternativa sustentável para a destinação de resíduos: o coprocessamento.

A engenheira química da indústria, Andreza Perdigão, explica os principais benefícios desse processo.

 

“A blendagem para coprocessamento consiste em triturar e misturar os resíduos industriais para produzir o CDRI – Combustível Derivado de Resíduos Industriais, utilizado como combustível alternativo em fornos de fabricação de cimento. Além de gerar energia, a produção de CDRI também contribui para a redução do volume de resíduos destinados a aterros sanitários, para a mitigação dos impactos ambientais associados à disposição inadequada de resíduos sólidos, para a preservação dos recursos naturais e para a redução da emissão de gases do efeito estufa”, detalha.

 

Na prática

Por ter alto poder calorífico, o material coprocessado é utilizado como combustível alternativo em fornos de fabricação de cimento, seguindo os critérios da Resolução 499/20 do Conama, que regulamenta a prática.

O processamento começa com o recebimento e a triagem dos resíduos, que em seguida são triturados em um equipamento específico, semelhante a um grande processador. Após isso, é feita a blendagem (mistura) do material triturado.

Depois, o CDRI ainda passa por um controle de qualidade e só então é enviado para as cimenteiras, garantindo que não seja gerado qualquer tipo de poluição nos processos. 

Além de movimentar a economia, a prática gera diversos benefícios para o meio ambiente, tais como:

• Preservação de recursos naturais, com a redução do uso de combustíveis fósseis;

• Redução da emissão de gases do efeito estufa;

• Aproveitamento dos resíduos como recurso para a produção de novos materiais (circularidade);

• Diminuição do volume de resíduos destinados a aterros sanitários;

• Redução de custos logísticos;

• Descarte e descaracterização de produtos e insumos obsoletos, seguindo os critérios de segurança patrimonial da marca.

O coprocessamento também favorece a redução dos resíduos perigosos (Classe 1), que apresentam características inflamáveis, corrosivas, tóxicas ou risco de contaminação. 

O gerente de marketing da indústria, Tarciso Neto, explica que além de garantir mais segurança para a população e o meio ambiente, esse processo reduz o uso de combustíveis fósseis e o volume de resíduos, de maneira geral.

“Acreditamos que inovação e sustentabilidade devem caminhar juntas, e por isso investimos continuamente em tecnologias de ponta para otimizar nossos processos, minimizar riscos à população e reduzir impactos ambientais. Tudo isso promovendo a economia circular. Imagine o que significa esses resíduos perigosos simplesmente deixarem de existir após a transformação em energia térmica. É um grande ganho para todos e algo jamais visto aqui”, destacou.

 

Referência

Segundo ele, graças a esses investimentos, o estado hoje é referência internacional no segmento e serve de modelo também quando o assunto é a redução do volume de resíduos em aterros.

“Nosso compromisso vai além do cumprimento das normas ambientais, pois buscamos ser protagonistas na transformação do setor, estabelecendo novos padrões para a preservação. Alagoas já é referência nessa área, e vamos continuar liderando esse movimento, conectando indústria, sociedade e meio ambiente em um modelo de crescimento responsável e inovador”, concluiu.

A Alagoas Ambiental já está habilitada a receber os resíduos utilizados na blendagem e já garantiu parceiros que utilizam o material como combuativel alternativo pra geração de energia térmica.

 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.





Fonte: Portal Acta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Liga repudia declaração racista de presidente da Conmebol; Flamengo não assina

Liga repudia declaração racista de presidente da Conmebol;...

AGU processa médico que apontou mamografia como causadora de câncer

Mattos tem 1,3 milhão de seguidores no Instagram...

Criminosos suspeitos de estuprar homem de 27 anos em Dois Riachos podem ter fugido para Pernambuco

Criminosos suspeitos de estuprar homem de 27 anos...

Casarão desaba no centro do Rio de Janeiro; uma pessoa morre

Desabamento ocorreu em uma edificação residencial na rua...