domingo, 16 fevereiro 2025

Israel alcança acordo com Hamas para libertação de seis reféns

Data:



O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou na noite deste domingo (26) que finalizou negociações com o Hamas dentro do acordo de cessar-fogo para a libertação de seis reféns até o próximo sábado (1º).

“Após negociações intensas e determinadas, Israel recebeu do Hamas uma lista com a situação de todos os reféns (vivos ou mortos) que poderiam ser libertados na primeira fase do acordo”, disse o premiê, acrescentando que três reféns serão libertados na próxima quinta-feira (30), e outros três no sábado (1º), incluindo a civil Arbel Yehoud e a soldado Agam Berger.

Segundo Netanyahu, na primeira leva serão libertados a civil Arbel Yehud, a soldada Agam Berger e um outro refém que não foi identificado. Os de sábado ainda não foram nomeados.

Em troca, o governo israelense liberou o retorno de palestinos deslocados para o norte de Gaza. Na manhã desta segunda-feira (27), centenas de palestinos começaram a se deslocar a pé em direção ao norte do enclave, depois que o Exército de Israel anunciou que permitiria a transferência a partir das 7h (horário local, 2h de Brasília).

Os moradores de Gaza deveriam poder voltar ao norte já neste domingo, segundo o acordo de cessar-fogo, mas Israel bloqueou sua passagem, visto que o Hamas não cumpriu sua parte do pacto ao não libertar a refém Arbel Yehud no dia anterior. O grupo terrorista, no entanto, alegou que tal prioridade não constava no acordo.

O premiê enviou um recado duro para o Hamas após a finalização de novas negociações, dizendo que o país “não toleraria nenhuma violação do acordo”.

Em troca dos reféns libertados do cativeiro, Israel libertará prisioneiros palestinos – 30 para cada civil e 50 para militares, incluindo 30 terroristas cumprindo penas perpétuas.



Fonte: Gazeta do Povo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Flamengo vence Vasco por 2 a 0 e chega aos 20 pontos na liderança do Carioca

Pela 10ª rodada do torneio, o Mengão venceu...

Trump prepara demissão de 15 mil funcionários da Receita Federal

O governo de Donald Trump nos Estados Unidos...

João Fonseca vai à final do ATP Buenos Aires e exalta superação na semi: ‘Foi com meu coração e com dor’

Rival do brasileiro na disputa pelo título será...

Israelenses são esfaqueados por palestino na Grécia

Dois israelenses foram atacados a facadas nesta sexta-feira...