Apesar da derrota do Brasil para a França pela Copa Davis, tenista carioca alcançou 98º posto; compatriota também galgou um degrau na lista e aparece logo atrás, no 99º lugar
Após a dura derrota do Brasil para a França pela Copa Davis, João Fonseca recebeu uma boa notícia nesta segunda-feira (3). O jovem tenista carioca subiu uma posição no ranking da ATP, para o 98º posto. O compatriota Thiago Monteiro também galgou um degrau na lista e aparece logo atrás, no 99º lugar. Com a subida, Fonseca registra mais uma vez seu melhor ranking da carreira, algo recorrente nas últimas semanas, desde que uma guinada na lista dos melhores do mundo.
Ele começou a temporada 2024, seu primeiro ano como profissional, no distante 730º lugar E terminou em 145º, dando um incrível salto de 585 colocações. Entre o fim de 2024 e o início de 2025, o tenista de 18 anos conquistou dois títulos seguidos: o Next Gen Finals e o Challenger de Camberra. Com as vitórias no qualifying e na primeira rodada da chave principal do Aberto da Austrália, somou 14 vitórias consecutivas, se tornando alvo da atenção do mundo do tênis em nível internacional.
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Fonseca vem de derrota no fim de semana na única partida que disputou no confronto entre Brasil e França, pela fase classificatória da Copa Davis, fora de casa. O time brasileiro perdeu por 4 a 0. O tenista de 18 anos foi superado por Ugo Humbert, 15º do mundo, por 2 a 0. O resultado, contudo, não afetou seu ranking porque os confrontos da Davis não distribuem pontuação na lista da ATP.
A subida de Fonseca e Thiago Monteiro, que não foi convocado para a Davis, se deve à queda do argentino Federico Coria, que despencou cinco posições no ranking. Os dois brasileiros tentam sustentar suas posições dentro do Top 100 já visando o segundo Grand Slam da temporada, Roland Garros. Os 100 primeiros costumam garantir vaga direta na chave principal – a lista deve ser fechada daqui a dois meses. Depois de defender o Brasil na competição por equipes, Fonseca voltará à quadra na semana que vem, quando disputará o Torneio de Buenos Aires, de nível ATP 250, na Argentina. Sua parada seguinte é o Rio Open, que começa no dia 17.
Bia Sustenta Posição
Beatriz Haddad Maia se manteve no 16º posto na atualização desta segunda. Mas corre o risco de deixar o Top 20 na semana que vem porque decidiu não jogar no Torneio de Abu Dabi, nesta semana. A número 1 do Brasil vai se poupar para se recuperar totalmente de uma inflamação no ombro esquerdo.
Na temporada passada, ela alcançou a semifinal nos Emirados Árabes Unidos. Logo, sem poder defender esses pontos, a brasileira sofrerá uma queda na próxima atualização do ranking. Por outro lado, ela terá pela frente nas semanas seguintes dos torneios grandes, de nível WTA 100, em Doha e Dubai, nos quais poderá recuperar posições na lista das melhores do mundo. Entre os tenistas mais bem ranqueados, não houve alterações no Top 10 feminino e nem no masculino nesta segunda-feira.
Confira o Top 10 do ranking feminino:
- Aryna Sabalenka (BEL), 8.956 pontos
- Iga Swiatek (POL), 8.770
- Coco Gauf (EUA), 6.538
- Jasmine Paolini (ITA), 5.288
- Elena Rybakina (CAS), 4.893
- Jessica Pegula (EUA), 4.861
- Madison Keys (EUA), 4.680
- Qinwen Zheng (CHI), 4.095
- Emma Navarro (EUA), 3.709
- Paula Badosa (ESP), 3.588
Confira a lista dos 10 melhores no masculino:
- Jannik Sinner (ITA), 11.830 pontos
- Alexander Zverev (ALE), 8.135
- Carlos Alcaraz (ESP), 7.010
- Taylor Fritz (EUA), 5.050
- Casper Ruud, 4.160
- Novak Djokovic, 3.900
- Daniil Medvedev, 3.780
- Alex de Minaur, 3.735
- Tommy Paul, 3.495
- Andrey Rublev, 3.220
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações do Estadão Conteúdo