sexta-feira, 21 março 2025

Junta Comercial inicia período de recadastramento dos leiloeiros oficiais

Data:


Renovação da matrícula teve início nessa segunda (17) e vai até do dia 28 de fevereiro

Foto: Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) iniciou, nessa segunda-feira (17), o período para o recadastramento de leiloeiros públicos oficiais em Alagoas. O procedimento é anual, obedece às diretrizes publicadas na instrução normativa n° 52 do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) e ocorre até o dia 28 de fevereiro.

Em concordância com a lei de n° 8.934/1994, que trata sobre o registro mercantil, a Juceal é a entidade responsável por fiscalizar e regulamentar as atividades dos profissionais no estado. Além disso, as Juntas Comerciais são encarregadas de conceder a matrícula para exercício da profissão de leiloeiro.

O serviço para recadastramento das matrículas de leiloeiros foi definido por meio da resolução plenária da Juceal de nº 7, de 13 de dezembro de 2024.

O andamento para o serviço de renovação deve ser feito por meio do Portal Facilita Alagoas, interface do registro e do licenciamento empresarial no estado. Na página inicial, logo nos serviços ligados somente à Junta Comercial, o sistema oferece uma seção para leiloeiros. Nela, existe a opção Recadastramento de Matrícula.

Para promover a renovação, são necessários os seguintes documentos: cópia autenticada do RG, cópia autenticada do CPF; comprovante de residência atualizado; certidão de quitação eleitoral; certidão específica de inexistência da participação em empresas; certidão de ações criminais da Justiça Federal; certidão negativa de distribuição de ações cíveis da Justiça Estadual; certidão negativa de distribuição de ações criminais da Justiça Estadual; certidão negativa de distribuição de execução fiscal municipal; certidão negativa de distribuição de execução fiscal estadual; certidão negativa de distribuição de falência, recuperação judicial e concordata da Justiça Estadual; comprovantes de quitação dos impostos referentes à atividade; e apólice do seguro garantia ou extrato atualizado da conta caução com vigência de abrangência de 16 meses.

O novo serviço consta na atual tabela de preços da Juceal e possui valor equivalente ao cobrado pela matrícula de leiloeiro. Ele é denominado como documento de interesse do leiloeiro, com definição de ato 310 e evento 310.

Sobre a necessidade de recadastramento, a Junta Comercial salienta que os leiloeiros que não atualizarem o cadastro dentro do prazo estipulado sofrerão uma multa de 5% em cima do valor da caução, além de ficarem impossibilitados de participar de leilões e procedimentos de hasta pública em Alagoas.

Além do registro de empresas, a Juceal é a entidade responsável por regular o registro dos profissionais auxiliares ao registro mercantil, como leiloeiros, tradutores públicos, administradores de armazéns gerais e trapicheiros.

FONTE: Ascom Juceal

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.





Fonte: Portal Acta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais Lidas

Leia Também
Relacionadas

Liga repudia declaração racista de presidente da Conmebol; Flamengo não assina

Liga repudia declaração racista de presidente da Conmebol;...

AGU processa médico que apontou mamografia como causadora de câncer

Mattos tem 1,3 milhão de seguidores no Instagram...

Criminosos suspeitos de estuprar homem de 27 anos em Dois Riachos podem ter fugido para Pernambuco

Criminosos suspeitos de estuprar homem de 27 anos...

Casarão desaba no centro do Rio de Janeiro; uma pessoa morre

Desabamento ocorreu em uma edificação residencial na rua...